Lucas do Rio Verde sedia o Inovar Mais com proposta de despertar empreendedorismo jovem

Evento já tem mais de 300 inscritos e vai acontecer na próxima terça-feira (10) no pavilhão do Parque de Exposições Roberto Munaretto

Fonte: CenárioMT

lucas do rio verde aérea
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Será realizado na terça-feira (10), no pavilhão do Parque de Exposições Roberto Munaretto, o Inovar Mais. O evento é realizado pelo Sebrae e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Outras instituições, como Fundação Rio Verde, Câmara de Vereadores e Unilasalle, são parceiras na realização do evento. O objetivo do Inovar Mais é despertar o empreendedorismo jovem em Lucas do Rio Verde.

De acordo com o Secretário de Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a realização do Inovar Mais surge como necessidade de semear tecnologia e inovação para manter ritmo de crescimento de Lucas do Rio Verde. “A tecnologia é parte fundamental, vem incrementando a sociedade a cada dia. Cada vez mais a sociedade faz adesão a tecnologias, mas essas tecnologias precisam ‘nascer’”, descreve.

Após a abertura do período de inscrições online, o Inova Mais já registrou mais de 300 inscrições de pessoas interessadas em participar do evento.

Aliança de Inovação do Cerrado (AIC)

O gerente regional do Sebrae, Renato Ícaro, observa que o Inovar Mais é resultado de uma aliança das instituições envolvidas na busca do aprimoramento tecnológico. Ele explica que o evento terá uma programação interessante. A palestra de Arthur Igreja é o ponto alto.

WhatsApp Image 2022 05 02 at 17.47.42

Será montada uma estrutura com participação de empresas regionais que apresentarão cases de sucesso.

“A Aliança (de Inovação do Cerrado) foi criada para fazermos uma integração de instituições locais para promover a inovação, o ambiente de inovação, e agregar empresários e comunidade”, assinalou Ícaro.

A partir deste ambiente de inovação, Lucas do Rio Verde estaria em condições de receber investimentos de empresas, tendo a AIC como referência.

A participação no evento é aberta, sem cobrança de inscrição.

Responsabilidade

A partir da criação da Aliança de Inovação do Cerrado, poder público e instituições passam a ter a mesma responsabilidade em criar ambiente para receber investimento em inovação e tecnologia. Pró-Reitor da Unilasalle, professor Paulo Foletto, comentou que a ida até polos de inovação foi fundamental para entender o propósito da AIC.

“Nós temos como principal objetivo gerar condições e criar ambiente próprio para que negócios venham a fomentar”, destacou.

Legislação

Falando em nome da Câmara Municipal, a vereadora Ideiva Foletto observou que o assunto inovação tecnológica vem sendo debatido. Segundo ela, houve a preocupação em saber os aspectos legais sobre startups, incubadoras e aceleradoras. Nessa pesquisa, descobriu-se que Lucas do Rio Verde chegou a criar uma lei a respeito, mas ela foi direcionada em âmbito escolar.

“Houve um pedido para que essa lei seja ampliada para todos os ambientes, empresas que queiram fazer parte dessa nova era e que não temos como fugir da tecnologia e da inovação”, pontuou.

Vanguarda

Município com característica agrícola, Lucas do Rio Verde é destaque nacional na produção de grãos. E o sucesso nesse segmento agrícola passa por pesquisas e inovações realizadas pela Fundação Rio Verde de Pesquisas. Máquinas e implementos usados no plantio e colheita são carregadas de tecnologia, permitindo aumento de produtividade e qualidade a cada safra.

Diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli valorizou a criação da AIC e os propósitos que são buscados pela iniciativa.

“A FRV representa a parte agro do município, mas também teremos outras disciplinas que terão benefícios imensuráveis em todos os aspectos, de formação humana, de melhoramento de processo. Todo o desenvolvimento da nossa economia municipal e regional será contemplado num evento e num programa como esse”, ressalta Pasqualli.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.