Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual do Femart que movimentará a cidade com atrações gaúchas

Festival de Arte e Tradição Gaúcha espera atrair mais de duas mil pessoas por dia entre 18 e 20 de outubro no CTG Sentinela da Tradição

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 10 10 at 13.32.25 1
Integrantes do CTG estão se mobilizando para sediar o 25º Femart

Lucas do Rio Verde se prepara para receber um dos maiores eventos culturais do estado, a etapa estadual do Festival Mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha (Femart), que acontecerá de 18 a 20 de outubro no CTG Sentinela da Tradição. O evento promete movimentar a cidade com uma programação repleta de competições artísticas, esportivas e campeiras, além de atrair participantes e visitantes de diversas regiões do Estado.

Lícia Jacques, integrante do CTG Sentinela da Tradição, destacou a importância do evento para o município e detalhou as melhorias realizadas na estrutura do CTG para receber o festival. “Já reestruturamos nosso barracão de entrada, preservando as madeiras originais que simbolizam nossa história. Além disso, cobrimos a lateral entre a área esportiva e o barracão principal, e estamos reformando a frente do CTG, criando um novo layout para acomodar a grande quantidade de pessoas que vem para o Femart.”

A expectativa é que o evento atraia cerca de duas mil pessoas por dia, entre participantes e público local, movimentando hotéis, restaurantes e escolas da cidade. “Os hotéis já estão quase todos com lotação esgotada, e conseguimos, com o apoio da prefeitura, alojar boa participantes do Femart em escolas municipais. A prefeitura, representada pelo prefeito Miguel Vaz e pelas secretárias de Educação, Elaine Lovatel, e de Cultura, Luciana Bauer, tem sido nosso maior parceiro, ajudando muito na organização e logística”, explicou Lícia.

O Femart não será apenas um encontro de competidores, mas também uma grande oportunidade para a população conhecer mais sobre a cultura gaúcha. “Vamos ter três palcos simultâneos com apresentações artísticas, como dança de salão, chula e canto. É um evento gratuito, aberto a todos, o que torna ainda mais especial essa oportunidade de celebrar nossa tradição”, acrescentou Lícia.

O CTG Sentinela da Tradição também investiu na preparação de seus competidores. “Hoje, temos a maior delegação do Estado, com quase 200 competidores. Nossos dançarinos estão ensaiando intensamente para representar bem nossa cidade. Além disso, estamos trazendo profissionais de fora para aperfeiçoar as coreografias e elevar ainda mais o nível das apresentações”, disse Lícia.

O evento contará também com competições esportivas, como a bocha, cujas canchas foram revitalizadas e ganharam climatizadores, para melhorar o conforte dos participantes, e com provas campeiras no FECAMT, que chega à sua 15ª edição. “Estamos preparando arquibancadas e tendas para garantir conforto ao público que vai assistir às competições campeiras. Tudo está sendo feito para que as pessoas tenham uma experiência única durante o festival.”

Com o apoio da prefeitura e de empresas locais, o CTG Sentinela da Tradição está pronto para oferecer um evento de grande porte e fortalecer ainda mais a cultura gaúcha no estado. “O festival não só engrandece nosso CTG, mas também leva o nome de Lucas do Rio Verde para além das fronteiras do Mato Grosso. Estamos muito felizes com o que estamos construindo e esperamos que todos aproveitem o Femart”, concluiu Lícia Jacques.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.