Lucas do Rio Verde sediará, pela primeira vez, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A ação é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e do Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional, e será realizada no dia 27 de agosto, no Ginásio Didé Martins, bairro Tessele Junior, com início às 7h.
Participam desta etapa 34 equipes de diversas cidades do estado de Mato Grosso representadas por alunos a partir dos 6 anos de idade. O evento será gratuito e aberto ao público.
A Olimpíada Brasileira de Robótica tem o objetivo de estimular os alunos a carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Podem participar da Olimpíada todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já tem contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
A modalidade Prática acontece através de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas.
Os vencedores garantirão uma vaga para a próxima etapa, além de certificado para os participantes e medalha para as três categorias sendo elas: nível 0, nível 1 e nível 2.
Lucas atuando no evento
A Secretaria Municipal de Educação é uma incentivadora dos estudantes da rede para que prestigiem o evento, que vem sendo considerado um dos mais importantes do cenário nacional, no incentivo à práticas inovadoras e tecnológicas.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o fato da cidade sediar um evento como esse é motivo de muito orgulho. “Nossa educação caminha a passos largos para continuar sendo uma referência. Vamos investir sempre em iniciativas como essa”, comentou.
Segundo o coordenador do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, Marcelo Verardi, o foco é investir no desenvolvimento. “Nosso objetivo com este evento é tornar a criança protagonista de seu desenvolvimento. Desta forma, tentamos, através da ciência e tecnologia, mostrar um novo caminho para elas”, finaliza.