Lucas do Rio Verde conquistou o Selo Prata na 10ª edição do programa Connected Smart Cities. A iniciativa reconhece os municípios brasileiros que se destacam em seu desenvolvimento rumo à transformação digital e à inovação urbana. A apresentação dos resultados ocorreu nesta terça-feira (3), no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo.
O reconhecimento é parte do programa que visa medir e valorizar as cidades que implementam soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. O município luverdense foi destaque junto com outras cidades como Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Maringá (PR), que também alcançaram o nível Prata, destacando pelo comprometimento com o planejamento urbano inteligente e a adoção de tecnologias que promovem uma gestão pública mais eficiente e transparente.
“É importante destacar que Lucas do Rio Verde alcançou esse reconhecimento ao lado de outras grandes cidades brasileiras, como São Luís (MA), Santo André (SP) e São Caetano do Sul (SP). Ser premiado reforça o compromisso que temos com a inovação e a busca por soluções em benefício dos cidadãos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.
Para receber o selo, as cidades foram analisadas nos aspectos de: 1) Planejamento da Cidade Inteligente – avaliando boas práticas refletidas no planejamento municipal; 2) Governança da Cidade Inteligente –
considerando boas práticas refletidas na governança da Cidade; 3) Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities – identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade; 4) Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC – observando o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do município; 5) Maturidade para Parcerias – avaliando boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; 6) Ecossistema de Inovação – avaliando boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal.
Lucas do Rio Verde participa do programa Connected Smart Cities desde a sua primeira edição. Na ocasião, a cidade foi contemplada com o Selo Bronze. Na segunda edição, avançou para o Selo Prata, e agora, na terceira edição alcançou novamente o Selo Prata.
“Esse Selo Prata é o maior reconhecimento já recebido por qualquer cidade no estado do Mato Grosso dentro do programa, além de fazer com que a gente se torne referência também em todo o Centro-Oeste brasileiro. Este reconhecimento no programa Connected Smart Cities representa não apenas um marco importante para a cidade, mas também um incentivo para continuar avançando em sua jornada rumo a um futuro mais inteligente e conectado”, comenta Welligton.