Lucas do Rio Verde recebe selo Diamante no programa Imuniza Mais MT

Município celebra conquista na vacinação com premiação de R$ 700 mil e reforça compromisso com a saúde pública

Fonte: CenarioMT

Entenda os critérios para a distribuição das primeiras doses da vacina contra a dengue -

Lucas do Rio Verde conquistou, pelo quarto ano consecutivo, reconhecimento no programa Imuniza Mais MT, promovido pelo governo estadual. O município alcançou o prestigiado selo diamante, premiação máxima do projeto, que resultou em um prêmio de R$ 700 mil para a rede municipal de saúde. Esse feito é fruto do empenho coletivo da equipe de saúde local e reflete a importância dada à vacinação em prol da proteção da comunidade.

A secretária de Saúde, médica Fernanda Heldt Ventura, destacou a relevância da conquista e os desafios enfrentados ao longo do processo. “Muito feliz, a gente conseguiu ser, o prêmio existe há quatro anos, né, esse projeto, e nós fomos premiados nas quatro edições. Hoje sai o resultado, e a categoria máxima é a categoria diamante, então nós ficamos selecionados nessa categoria”, comemorou.

Segundo Heldt Ventura, a premiação é um reconhecimento ao esforço contínuo para manter a cobertura vacinal da população. “Estamos com uma taxa média de 80% nos dez imunizantes elencados para o critério desta premiação, mas ainda precisamos melhorar. A luta é constante para lembrar as pessoas da importância de se vacinarem e vacinarem seus filhos”, destacou.

A premiação também foi celebrada pelo prefeito Miguel Vaz, que enalteceu o trabalho da equipe de saúde e os benefícios diretos à população. “Uma ótima notícia para a nossa Secretaria de Saúde, para a saúde dos Luverdenses. Pelo quarto ano consecutivo, o município consegue ser premiado no programa Imuniza Mais MT, e nós ficamos em segundo lugar entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, alcançando assim o selo diamante”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou a importância desse reconhecimento, especialmente para a saúde das crianças, que são prioridade na campanha de imunização. “Veja a importância que isso traz para a saúde dessas crianças ao longo de suas vidas. Parabéns a toda a equipe de vacinação”, disse.

Após ganhar a premiação, a secretária de Saúde fez um apelo à população sobre a relevância de manter a vacinação em dia. Ela lembrou que a premiação não incluiu os dados de vacinação contra a COVID-19 e enfatizou a importância de outras vacinas no combate a doenças erradicadas ou controladas. “Muitas vezes, as pessoas ficaram com medo de voltar às salas de vacina por conta da vacina do COVID, mas vacinar vai muito além. Temos muitos outros imunizantes e muitas doenças controladas por meio da vacinação. É uma responsabilidade coletiva proteger quem amamos para evitar complicações graves e até óbitos”, alertou.

A premiação reafirma o compromisso de Lucas do Rio Verde com a saúde pública e reforça o apelo para que aqueles com pendências vacinais procurem as unidades de saúde. “Temos vacina em todas as nossas unidades. Nos ajude a manter essa taxa de cobertura, que representa uma população coberta e protegida”, concluiu Dra. Fernanda.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.