Lucas do Rio Verde recebe Retinógrafo do Governo do Estado de Mato Grosso

O equipamento será utilizado na realização do exame de retinografia, essencial no diagnóstico precoce de doenças como, a retinopatia diabética e o glaucoma

Fonte: Ascom Prefeitura/MP

Lucas do Rio Verde recebe Retinógrafo do Governo do Estado de Mato Grosso
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

Lucas do Rio Verde foi um dos municípios contemplados com um Retinógrafo portátil. A iniciativa é do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

Inicialmente, foram entregues 70 equipamentos, mas a meta é garantir pelo menos um para cada município. O investimento faz parte do projeto de expansão do Programa de Saúde Digital do estado.

A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que o equipamento será utilizado na realização de um exame oftalmológico, chamado retinografia.

Trata-se da captura da imagem, em alta resolução, do fundo do olho (retina, nervo óptico e vasos sanguíneos), permitindo diagnosticar precocemente doenças como, a retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

“É um equipamento portátil, essencial para o diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças importantes que, quando não tratadas, podem levar a perda da visão”, ressaltou a secretária.

O exame já é ofertado pela Rede Municipal de Saúde, quando solicitado pelo oftalmologista. No entanto, a realização depende do fluxo da regulação, liberação e credenciamento de profissionais.

Segundo a Dra. Fernanda, além de agilizar a liberação do exame, o equipamento possibilitará uma economia significativa ao município, incluindo os laudos, que serão realizados pelos médicos residentes em oftalmologia, de Cáceres (MT).

Somente em 2024 e 2025, foram realizados 568 retinografias, com investimento de mais de R$ 100 mil, com recursos próprios. A previsão é iniciar os exames a partir de janeiro.

“Não teremos mais custo com o exame e o acesso se tornará muito melhor, porque a gente conseguirá levar o equipamento até as unidades e trabalhar de forma preventiva na Atenção Primária”, finalizou a secretária.

Os equipamentos foram entregues aos secretários municipais de Saúde na última quinta-feira (11), em Cuiabá, durante a reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .