O programa TeleLucas, que presta atendimentos médicos on-line, via Whatsapp, foi contemplado como uma das 19 experiências mais inovadoras do país pela iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à Covid-19”. O município de Lucas do Rio Verde foi o único de Mato Grosso a estar incluído na lista dos premiados nacionalmente. A cerimônia foi realizada por videoconferência nesta sexta-feira (16).
Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.
O teleatendimento surgiu durante a pandemia, como uma forma de reduzir as saídas de casa da população luverdense, sem deixar de prestar o mesmo atendimento de qualidade que é ofertado nas unidades de saúde do município. Essa forma de atendimento foi regulamentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no último ano, em decorrência da pandemia do coronavírus.
“Esta é uma alternativa de segurança essencial durante a pandemia, pois evita que muitas pessoas se desloquem de suas casas em busca de atendimento médico, que pode ser feito por médicos competentes, por meios digitais, como acontece com o TeleLucas. Mais de 75% dos casos atendidos obtiveram êxito”, afirma a médica Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde e idealizadora do projeto em Lucas do Rio Verde.
Em parceria com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-LRV), desde a sua implantação, em 24 de março de 2020, até a presente data o TeleLucas realizou 6.278 atendimentos.
O TeleLucas atualmente não é um serviço exclusivo para sintomas de Covid-19. Portanto, se houver dúvidas ou apresentar quaisquer sintomas e precisar de orientação, o paciente pode contatar via Whatsapp os profissionais disponíveis pelos números (65) 99978-1582 / (65) 99235-5710 e (65) 99238-5498.
Para conferir mais sobre o programa APS Forte no SUS acesse Lucas do Rio Verde foi o único de Mato Grosso a estar incluído na lista dos premiados nacionalmente. A cerimônia foi realizada por videoconferência nesta sexta-feira (16). Promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. O teleatendimento surgiu durante a pandemia, como uma forma de reduzir as saídas de casa da população luverdense, sem deixar de prestar o mesmo atendimento de qualidade que é ofertado nas unidades de saúde do município. “Esta é uma alternativa de segurança essencial durante a pandemia, pois evita que muitas pessoas se desloquem de suas casas em busca de atendimento médico, que pode ser feito por médicos competentes, por meios digitais, como acontece com o TeleLucas. Mais de 75% dos casos atendidos obtiveram êxito”, afirma a médica Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde e idealizadora do projeto em Lucas do Rio Verde. Em parceria com o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-LRV), desde a sua implantação, em 24 de março de 2020, até a presente data o TeleLucas realizou 6.278 atendimentos. O TeleLucas atualmente não é um serviço exclusivo para sintomas de Covid-19. Portanto, se houver dúvidas ou apresentar quaisquer sintomas e precisar de orientação, o paciente pode contatar via Whatsapp os profissionais disponíveis pelos números (65) 99978-1582 / (65) 99235-5710 e (65) 99238-5498.