Cerca de 150 professores da rede de ensino de Lucas do Rio Verde estão passando por uma capacitação com vistas à realização da I Mostra Municipal de Foguete, marcada para acontecer em maio. Ontem, aconteceu uma ação prática da capacitação, com lançamento de foguetes no bairro Menino Deus.
A capacitação é coordenada por uma equipe da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, liderada pelo professor João Canalle. Ele e equipe são conhecidos de professores de Lucas do Rio Verde em razão da participação de alunos luverdenses em eventos realizados no Rio de Janeiro. Eles participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) que ocorreram na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, no final de 2019.
Conforme Canalle, a capacitação é feita em sala de aula, para que os educadores consigam o conhecimento teórico, e a parte prática, com o lançamento dos foguetes ‘construídos’ na primeira etapa da capacitação. “Os professores constroem os experimentos, os foguetes, as bases, ficam com todo esse material e, claro, aprendem a usar para fazer isso com muita segurança nas escolas”, assinala.
“Através do contato que tivemos com o professor João Canalle, que é organizador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), conseguimos trazer a equipe dele, que é a equipe de formadores, e estão trabalhando com os nossos professores, capacitando, mostrando como criar a base de lançamento, o foguete, falando um pouco da organização pra esse evento (Mostra Municipal de Foguetes)”, destaca Osmar Cícero da Silva, assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Ele ressalta que os professores que passaram pela capacitação serão os multiplicadores nas salas de aula.
Mostra de Foguetes
O trabalho desenvolvido entre 11 e 14 de abril, com os profissionais da rede municipal tem como objetivo preparar a comunidade escolar para a 1ª Mostra Municipal de Foguetes. O evento será realizado no dia 6 de maio no Estádio Passo das Emas. A expectativa é envolver todos os mais de 5 mil alunos, sendo que cada unidade escolar vai selecionar seus representantes. A mostra vai envolver alunos do 1º ao 9º ano.
A Secretária de Educação, Elaine Benneti Lovatel, acompanhou com o prefeito Miguel Vaz o lançamento dos foguetes ontem à tarde. Elaine observou que a organização da Mostra Municipal já começou a algum tempo. Com a capacitação dos professores, o processo entrou já na fase final. “Em maio é o grande momento, do lançamento das crianças. É um momento muito esperado porque envolve toda uma base curricular. O desenvolvimento desses foguetes é algo que encanta, porque as crianças gostam e nós adultos também”, destacou.
Canalle já adiantou que, caso convidada, sua equipe prestigiará a mostra. Ele diz que eventos desta natureza ajudam no aprendizado dos alunos e traz ingredientes interessantes, como a premiação que serve de estímulo. O conhecimento adquirido, contudo, é o objetivo central desses eventos. “É uma atividade lúdica, embora envolva aerodinâmica, física, lei da ação e reação, entre outros”, aponta.