Tornar a cidade mais atrativa e segura para os moradores e visitantes se faz através de manutenção dos espaços públicos. Para isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde estabeleceu a troca de bancos de praças e calçadas do município, iniciado na perimetral da Avenida Amazonas.
Uma ação social está envolvida neste processo: em parceria com a Fundação Nova Chance (Funac), Poder Judiciário e Secretaria de Infraestrutura e Obras, os reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) são os responsáveis pela construção dos bancos na fábrica de blocos, que está anexa ao CDP de Lucas do Rio Verde.
Atualmente, a fábrica de blocos conta com 19 reeducandos em regime semifechado e três no semiaberto.
“A nossa intenção é trocar todos os bancos dos espaços públicos da cidade. Além de deixar Lucas do Rio Verde mais bonita e acolhedora, estamos dando a oportunidade de trabalho e de uma vida nova aos ressocializandos do sistema prisional” afirma o prefeito Miguel Vaz.
As trocas dos bancos estão sendo realizadas desde outubro, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras.
“A ideia é fortalecer a fábrica de blocos aumentando a capacidade produtiva. Estamos fazendo o levantamento pra futuras compras e mais uma máquina exclusivamente para blocos de concreto estrutural, adquirir as formas para fazer pilares em pré-moldado, atendendo assim as demandas da Secretaria”, explica Alexandre Orbolato, secretário de Infraestrutura e Obras.