Teve início ontem, no Centro de Eventos do Pantanal, a maior Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT Pantanal 2023. O evento prossegue até domingo (07). Lucas do Rio Verde está presente com um estande. Neste ano, a FIT traz o tema ‘Tudo Isso é Seu’. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento realizado pelo Sistema Fecomércio-MT e governo de Mato Grosso.
A Secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, participou da cerimônia de abertura. Ela disse que esta é uma oportunidade de ‘apresentar’ o município, sendo inserido como rota turística. “Nós já temos um turismo que funciona organicamente, que é o turismo do agronegócio. E agora a gente vem se fortalecendo em outros setores e outras possibilidades de turismo, que é o turismo de eventos também, gastronomia que vem se fortalecendo no nosso município, além do agro turismo”, destacou.
Bauer disse que esta é a primeira participação de Lucas do Rio Verde na FIT Pantanal, mas disse esperar novas oportunidades para fortalecer o segmento turístico do município.
Para a secretária, Lucas do Rio Verde é um município multicultural, contando com representantes de culturas de todo o país. Por isso, participar da FIT Pantanal é uma grande oportunidade. “Nós estamos aqui também com os artesãos representados nesta feira, trazendo nossas produções para cá. Então essa oportunidade é única”, descreveu.
Programação cultural
O primeiro dia da FIT Pantanal 2023 contou com a apresentação musical de Wanessa Dias (voz e violão) e da Orquestra Ciranda Mundo (Instituto Ciranda). Houve também a apresentação do Grupo Aldeia Wazare, da etnia Paresi, e da Associação Cultural Flor Ribeirinha. O encerramento do dia foi com show com a banda Scort Som.
Hoje a programação cultural prossegue com Jhéo Gil na voz e violão, com o Grupo Aldeia Wazare, da etnia Paresi, se apresentando em seguida, às 19h. O Grupo de Siriri Flor de Atalaia vai realizar apresentação de dança às 20h. A atração internacional ficará por conta do Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete, do Paraguai, às 21H, e, mais uma vez, com os espetáculos se encerrando com show da banda Scort Som, às 22h.
No dia 6, a abertura da programação cultural vai ficar com Vinícius Carvalho (voz e violão), com o grupo de Vila Bela da Santíssima Trindade se apresentando em seguida, às 19h, com a Dança do Congo e do Chorado. O Grupo Mascarados, de Poconé (MT), se apresenta às 20h, com o Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete (Paraguai) se amostrando em seguida, às 21h. A banda Pescuma, Henrique e Claudinho encerra as atrações do dia às 22h.
A programação cultural da FIT Pantanal 2023, no último dia (7), vai iniciar mais cedo, às 16h, com o Grupo Raízes do Pantanal (Poconé-MT). Em seguida, às 17h, será a vez da banda de sopros do Instituto Germinando Som – Grupo Nativista Som da Cidade (de Campo Verde-MT). Na voz e violão, Joel Delatorre se apresenta às 18h, seguido, novamente, do Grupo Folclórico Canindeyú Mbarete (Paraguai), às 19h. A dupla Nico e Lau encerram o último dia da FIT Pantanal 2023, às 20h.