A Prefeitura de Lucas do Rio Verde participou, nos dias 22 e 23 de maio, do 2º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, em Cuiabá. A abertura do evento foi acompanhada pelo prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes e equipe.
Na oportunidade, os gestores ouviram as propostas lançadas no evento, como a realização de uma Conferência do Clima na Amazônia, programa para o plantio de 5 milhões de árvores e a criação de um banco de sementes nativas em Mato Grosso.
“Muito importante esse evento movido pelo Tribunal de Contas, liderado pelo conselheiro Sérgio Ricardo, já que estamos em uma região de produção agrícola, de alimentos, com muita agregação de valor. O TCE tem essa visão de futuro, olhando a produção, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ao longo do tempo. Seguramente devemos estar muito maiores em produção de alimentos, mas também preservando o meio ambiente, produzindo com responsabilidade para garantir às próximas gerações um ambiente sustentável”, analisou o prefeito Miguel Vaz.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Paulo Nunes avaliou o encontro e as propostas.
“Foi um prazer muito grande ter participado do congresso e acredito que a gente tem muito que aprender também e em conjunto desenvolver políticas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade, que foi os dois temas que foram abordados. Percebemos que Lucas do Rio Verde está no caminho certo quando desenvolvemos projetos na área ambiental como por exemplo, o Lucas Legal, De Olho no Óleo, a preservação que nós temos dos nossos córregos, dos nossos rios, das nossas matas, da fauna. Enfim, acredito que esse é o caminho e hoje não há lugar nenhum do mundo mais que não se fale em sustentabilidade”, pontuou.
O encontro teve 855 pessoas inscritas e presenças de autoridades como o governador Mauro Mendes, deputados estaduais e federais, vereadores e Poder Judiciário.
A programação foi dividida com palestras nos períodos matutino e vespertino com a participação de ministros, instituições ambientais, do repórter especialista em Meio Ambiente, Francisco José e pesquisadores em nove painéis e quatro palestras.
“Lucas do Rio Verde, especificamente, demonstrou através do seu prefeito, dos vereadores, dos secretários, um imenso interesse pela causa, participando destes dois dias de congresso. A cidade possui altíssimo IDH, em constante desenvolvimento, buscou sua independência e segue sendo exemplo para outros municípios, se preocupando na preservação de suas biodiversidades. Agradeço a presença de todos”, disse o conselheiro Sérgio Ricardo, que é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corte de Contas.