Teve início nesta sexta-feira (19) uma operação especial de final de ano da Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde, com o objetivo de intensificar o policiamento e reforçar a sensação de segurança durante o período de festas e férias. A iniciativa marca o início dos trabalhos do novo comandante da Guarda Civil Municipal, Derli Lopes.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde, Marcos Cunha, a ação visa integrar a Guarda com a sociedade e as demais forças de segurança. “É para que possamos estar intensificando o policiamento em todos os bairros, em todas as praças, fazendo o papel institucional da Guarda Civil Municipal de maneira técnica, de acordo com os indicadores criminais”, explicou Cunha. Ele destacou ainda o apoio total da secretaria e da prefeitura ao trabalho da corporação, que, segundo ele, tem contribuído para a diminuição de roubos, furtos e homicídios no município.
Estratégia e contingente
O comandante Derli Lopes detalhou que a operação manterá o mesmo contingente, mas com uma atuação mais estratégica. Atualmente, cinco guarnições atuam ininterruptamente, 24 horas por dia. “Vamos mudar o modo de operar. Estaremos nos locais de maior movimento, com guarnições postadas, e intensificando as rondas nos bairros”, afirmou Lopes.
A estratégia leva em conta a maior movimentação de pessoas na cidade neste período, com muitas famílias viajando e deixando residências desguarnecidas, além do aumento do fluxo no comércio. “A Guarda Civil está aí para dar essa sensação de segurança”, complementou o comandante.
Patrulha Maria da Penha e orientações à população
Lopes ressaltou que a Patrulha Maria da Penha – equipe exclusiva para atender mulheres com medidas protetivas – também será mantida e reforçada. “Quando essa equipe não está de serviço, todas as guarnições estão à disposição no caso de acionamento do botão de pânico”, garantiu.
O comandante também fez um alerta sobre a responsabilidade no trânsito durante as festas. “A gente orienta a população a ter consciência, principalmente na ingestão de bebida alcoólica e direção. Isso tem trazido grandes prejuízos e muitos acidentes”.
Canal direto com a população
Ambas as autoridades reforçaram o canal de atendimento 153, número exclusivo da Guarda Civil Municipal. A população é orientada a colaborar com as abordagens e a acionar o serviço para qualquer situação que demande a presença da segurança municipal. “Se precisar de alguma coisa, a Guarda Civil está disponível. Só ligar no 153 que estamos à disposição”, finalizou Derli Lopes.
A operação segue até o final das festividades de fim de ano, com foco em prevenção, rondas ostensivas e resposta rápida para garantir um período tranquilo aos luverdenses.





















