A Gestão Miguel Vaz apresentou, na manhã desta segunda-feira (30), o edital do Bolsa Atleta Incentivando Campeões. As inscrições para o programa iniciam nesta terça-feira (31) e seguem até 17 de fevereiro de 2023. A iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde representa investimento anual de R$ 364 mil.
Conforme o edital, serão quatro categorias para concessão do benefício, sendo Seleção Municipal, categoria Nacional, categoria Estadual e categoria Diamante. Ao todo, serão 160 auxílios disponibilizados pela Secretaria de Esporte e Lazer para atletas com idade de 12 a 17 anos.
“São poucos os municípios que possuem um projeto como esse. Lucas do Rio Verde está subindo mais um degrau na área do esporte, incentivando os campeões”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.
A criação do programa está regulamentada pela Lei nº 3.404/2022, de autoria do Município e aprovada pelos vereadores. O assunto também passou pelo Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL).
“Essa demanda foi repassada para o conselho, onde passou por diversas reuniões, e nós entendemos a importância desse programa que é, na verdade, um investimento que a Prefeitura está fazendo na carreira dos atletas”, destaca o vice-presidente do CMEL, Andre de Matto.
Para fazer a inscrição, o atleta deve seguir os critérios previstos no Edital nº 01/2023/SMEL, disponível no site da Prefeitura. Além disso, deve apresentar na Secretaria de Esporte e Lazer toda a documentação e os anexos (devidamente preenchidos). A Secretaria fica no Paço Municipal e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Para auxiliar os pais e alunos nas dúvidas quanto ao edital, a equipe administrativa da secretaria apresentou, na manhã desta segunda-feira (30), o edital aos professores das escolinhas, que também poderão indicar os atletas para serem contemplados pelo programa. O encontro foi no Auditório dos Pioneiros, na Prefeitura.
O prefeito em exercício, Marcio Pandolfi, destacou a atenção que a Gestão Municipal dá ao esporte. “A gestão iniciou, ainda em 2021, a ampliação das modalidades das escolinhas, entendendo que o esporte tem que ter esse apoio e direcionamento. Essa é uma maneira de incentivar o atleta a continuar no esporte e participar dos eventos para ser, quem sabe, um atleta profissional”, afirma Marcio.