A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os pacientes com suspeita de Covid-19 já estão sendo testados através de uma nova metodologia. Os exames continuam sendo solicitados pelo profissional de saúde durante os atendimentos.
Como alternativa ao RT-PCR para detectar a presença do vírus, está sendo utilizado o exame de antígeno. Apesar da semelhança dos procedimentos, sendo também necessária coleta de amostra nasal, a principal diferença é menor tempo de resultado, que fica pronto em 15 minutos em média e não necessita de laboratório de apoio.
A indicação é fazer a coleta a partir do terceiro até o sétimo dia do início dos sintomas.
Com a nova metodologia de exames, o boletim municipal terá alterações. Uma vez que o resultado do teste sai na hora, não haverá mais casos considerados suspeitos no informativo diário. Os suspeitos eram pacientes que aguardavam o resultado laboratorial do exame PCR.
Com a resposta rápido do exame antígeno, o paciente com resultado positivo já será considerado confirmado e entrará também em ativos caso ainda esteja em período isolamento.
O avanço da tecnologia possibilitou a criação de vários tipos de exames, entretanto é importante saber quando cada um deles deve ser usado, por isso a importância da avaliação médica. O diagnóstico da Covid-19 não é só laboratorial, mas também é clínico.
A Prefeitura orienta que quem apresentar sintomas deve procurar o PAM, que conta com atendimento exclusivo Covid todos os dias, das 6h às 18h.
Casos de urgência e emergência que não sejam Covid estão sendo atendidos nos PSFs I e II no bairro Rio Verde. Os demais PSFs continuam os atendimentos gerais da população.
BOLETIM
A partir desta segunda-feira (29), o boletim coronavírus diário também trará informações sobre a classificação de risco do município, fila de espera por UTI em Mato Grosso, número de leitos de UTI no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, e a taxa de ocupação no município.