Lucas do Rio Verde inicia programa anual de poda de árvores com enfoque na padronização e segurança

Prefeitura intensifica ação nos bairros não atendidos no último ano, priorizando a padronização estética e a segurança da rede elétrica

Fonte: CenarioMT

Prefeitura intensifica ação nos bairros não atendidos no último ano, priorizando a padronização estética e a segurança da rede elétrica

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, deu início, nesta semana, ao cronograma anual de poda de árvores na cidade. O bairro Alvorada foi o primeiro a receber as equipes responsáveis pelo serviço, marcando o início de uma iniciativa que busca atender, prioritariamente, os locais que não foram contemplados com podas no ano anterior.

Para o ano de 2024, foram credenciadas 16 empresas que irão realizar a poda em todo o município. Nos próximos dias, o trabalho será intensificado nos bairros Jardim das Palmeiras e Rio Verde. De acordo com a agenda pré-estabelecida, as equipes seguirão para os bairros Veneza, Cerrado, Jardim Imperial e Parque das Américas.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras informou que o processo segue critérios definidos em um manual, visando padronizar o serviço entre todas as empresas contratadas. O enfoque principal para este ano é realizar uma poda mais ornamental, buscando uniformizar o tamanho e o formato das árvores. Isso tem como objetivo evitar danos à rede elétrica e garantir a livre passagem de pedestres nas calçadas.

Diferentes tipos de poda serão aplicados conforme as necessidades específicas, incluindo a poda de formação, programada ou preventiva, correção em casos de plantio inadequado, limpeza no período de brotação, rebaixamento para árvores mais antigas que interfiram na rede elétrica, poda emergencial quando os galhos tocam a rede elétrica e, por fim, a poda drástica para reparar copas após intervenções severas.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, destacou o constante mapeamento das necessidades de poda de árvores e pediu compreensão da população para que, em breve, os pontos mais críticos sejam atendidos, abrangendo todo o município. A ação não apenas visa embelezar a cidade, mas também assegurar um ambiente mais seguro e ordenado para todos os cidadãos.