Lucas do Rio Verde inicia campanha de multivacinação nesta sexta-feira (1º)

O objetivo é atualizar a carteirinha dos jovens com vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

lucas do rio verde inicia campanha de multivacinacao nesta sexta feira 1º
Arquivo Ascom Prefeitura

Começa nesta sexta-feira, dia 1º, e segue até 29 de outubro a campanha nacional de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Lucas do Rio Verde, a imunização será realizada em todos os PSFs.

O objetivo da mobilização nacional é atualizar a carteirinha de muitos jovens que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, protegendo a população, melhorando as coberturas vacinais de forma homogênea, reduzindo a incidência das doenças imunopreveníveis e mantê-las controladas ou eliminadas e dando a oportunidade para crianças e adolescentes (a partir de 6 meses) de serem vacinados contra, por exemplo, influenza, sarampo, meningite e caxumba.

Nas unidades de saúde, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão disponíveis 18 tipos de vacinas, entre elas estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

De acordo com o Ministério da Saúde, embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra as enfermidades, o alerta está para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias.

Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a registrar casos, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.