Representantes das forças de segurança estiveram agora a pouco na Praça do bairro Bandeirantes, em Lucas do Rio Verde, deflagrando operação conjunta. A ação acontecerá de forma simultânea nas cidades de Tapurah e Itanhangá.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Eugênio Rudy Junior, a operação integrada, que envolve Polícias Civil, Militar, Força Tática de Nova Mutum, Corpo de Bombeiros, Ciopaer e Guarda Municipal, busca trazer a sensação de segurança aos moradores. “O planejamento operacional é feito de modo anual e com certeza quando se pensou em deflagrar nesse período (de carnaval) já tinha a ideia de trazer essa sensação de segurança, de visibilidade de polícia na rua”, explicou o delegado, acrescentando que a Polícia Civil, como regra, não realiza o serviço ostensivo. “Mas hoje estaremos em auxílio à Polícia Militar no ostensivo também”.
O comandante da Polícia Militar em Lucas do Rio Verde, tenente coronel Paulo Secchi, agradeceu as demais forças de segurança pela ação conjunta. O oficial assinalou que a ideia é prevenir eventuais crimes, como roubos e furtos. “Temos um trabalho muito bom integrado e continuidade. Os senhores tomaram conhecimento, ontem, que já fizemos uma grande operação aqui na cidade prendendo pessoas perigosas envolvidas com o tráfico, homicídio e nesse final de semana aí de Carnaval intensificando ainda mais os trabalhos, pra que não ocorram crimes”, assinalou Secchi.
Por terra e pelo ar
Como ocorre em operações desencadeadas de forma conjunta, o Ciopaer, sediado em Sorriso, dará suporte aéreo. O comandante do grupamento, coronel Gorete, observou que as forças de segurança têm um desafio comum relacionado ao efetivo. Contudo, quando há ação integrada, essa questão fica em segundo plano. “Apresenta um volume muito maior e a percepção social da ação do Estado com foco na segurança pública amplia. A simples presença quantitativa na rua ele dá um recado para as pessoas de bem, que se sentem mais seguras”, analisou. “E até o grupo marginal, aquele que quer fazer a desordem ou praticar o roubo, ele percebe que o estado está presente no município, na região”, acrescenta.
A Guarda Municipal também está presente na operação integrada. A instituição tem papel importante na ação, tendo em vista a proximidade que tem junto à população. “A Guarda Municipal ela tem um papel fundamental no trabalho, que é fazer essa integração junto à sociedade, com a filosofia de Polícia Comunitária. Então nós vamos estar integrado, juntamente com a comunidade, fazendo aquele trabalho, buscando as informações de toda a necessidade, os anseios da comunidade e nós vamos fazer um planejamento para que retornamos isso com uma segurança a mais aqueles anseio aquele pedido da sociedade”, destacou o coordenador da GM, J. Lima.
Suspeito morre após troca de tiros com a Polícia em Lucas do Rio Verde