Lucas do Rio Verde é a 4ª cidade do Brasil na geração de emprego entre os municípios com até 80 mil habitantes

Em Mato Grosso, o município luverdense lidera o ranking; mais de 6 mil encaminhamentos foram realizados pelo Sine em 2022

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

lucas do rio verde e a 4ª cidade do brasil na geracao de emprego entre os municipios com ate 80 mil habitantes
Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

A geração de empregos em Lucas do Rio Verde segue registrando bons resultados, segundo o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Somente por intermédio do departamento em Lucas do Rio Verde, 1.546 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho em 2022.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) contabiliza no município o saldo total de 2.449  empregos, que considera as admissões (22.021) – não só por intermédio do Sine – e os desligamentos (19.572). O saldo de empregos é quando o número de admissões supera o número de desligamentos no período avaliado.

O Caged aponta ainda que, no Brasil, Lucas do Rio Verde ficou em 4º lugar no saldo acumulado de geração de empregos, relativo às cidades com até de 80 mil habitantes, atrás das cidades de Itapema (SC), Lençóis Paulista (SP) e Cristalina (GO). Em Mato Grosso, o município luverdense lidera, seguido das cidades de Barra do Garças e Primavera do Leste.

Colocados – 1.546
Encaminhados para empresas – 6.137
Inscritos (novos cadastros) – 1.264
Vagas oferecidas – 2.349

O painel do Caged traz que o setor de maior crescimento nas contratações foi o da construção, seguido pelo de serviços, comércio, agropecuária e indústria.

Na região Centro-Oeste, o saldo de empregos foi de 267.791, em um ranking liderado pelo crescimento do setor de serviços, seguido pelo comércio, construção, indústria e agropecuária.

No estado de Mato Grosso, o saldo foi de 65.890, pelos setores de serviços, comércio, construção, agropecuária e indústria.

*Balanço de vagas do Sine fechado em 16 de janeiro de 2023. 

“Nos últimos meses do ano, notamos uma queda na geração de empregos, bem diferente dos anos anteriores. Acreditamos que isso foi causado também por conta do cenário político no país. Mas, apesar disso, ainda somos a primeira cidade do estado em geração de emprego e o cenário deve melhorar. Esse ano, além das novas indústrias que já vão se instalar no município, também entregaremos uma nova área do Espaço do Empreender (Industrial VI), destinada às empresas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Sobre o SINE

O Sine é uma ferramenta do Ministério do Trabalho que facilita a intermediação da mão de obra com o empregador. Por meio das vagas captadas junto a empregadores, o sistema reduz o tempo de espera. Além disso, o Sine realiza o intermédio entre a vaga e o candidato, facilitando a seleção ao empregador.

O atendimento é gratuito tanto para a empresa como para o trabalhador. Para anunciar vagas, as empresas devem procurar o Sine e realizar o preenchimento do formulário.

Em Lucas do Rio Verde, o Sine está localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766 S, próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e sexta-feira, das 7h às 13h.

Os candidatos devem apresentar documentos pessoais: RG, CPF, carteira de trabalho e levar também currículo atualizado. Estão sendo disponibilizadas 100 senhas por dia.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.