O Córrego Lucas poderá ser transformado em Parque Natural Municipal em Lucas do Rio Verde. Projeto neste sentido foi apresentado pelo município na última semana. O Córrego Lucas tem área aproximada de 108 hectares e está situado no perímetro urbano do município.
A criação do Parque Natural visa à proteção integral da flora, da fauna, do solo e da água para utilização em objetivos educacionais, científicos, recreativos e turísticos. Além disso, a ideia é assegurar condições de bem-estar público e resguardar uma amostra da biodiversidade e os atributos da natureza da região.
A partir dessa transformação, o município colabora com os demais entes federativos para coibir a devastação e queimadas das florestas, estimulando e viabilizando a preservação do meio ambiente, e consequentemente, corroborando com a qualidade de vida dos habitantes locais.
Esta não é a primeira tentativa de transformar o Córrego Lucas em Parque Natural. No final dos anos 90, lei semelhante foi criada e aprovada pelos vereadores à época. Mas, após sua sanção, não houve outro instrumento jurídico destinado a este fim. Em virtude da falta de recursos, o cálculo da área do Parque feito na época foi impreciso. A medição realizada atualmente, resultou em metragem maior que a mencionada na elaboração do primeiro projeto.
A proposta do Executivo Municipal deve ser avaliada pela Câmara nos próximos dias.