Lucas do Rio Verde contará com 6 leitos de UTI exclusivos para Covid

As internações exclusivas serão disponibilizadas no Hospital São Lucas, a partir da habilitação do Estado

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

lucas do rio verde contara com 6 leitos de uti exclusivos para covid
Ascom Prefeitura/Marcello Paulino

O município de Lucas do Rio Verde contará com seis leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva para tratamento exclusivo de pacientes com coronavírus (Covid-19).

Os leitos serão disponibilizados no Hospital São Lucas, através de uma parceria entre a Fundação Luverdense de Saúde, Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Governo de Mato Grosso.

A medida se deve ao aumento dos casos confirmados de Covid-19, não só no município luverdense, mas em todo território nacional, bem como aumento das internações hospitalares em decorrência da doença.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou ao Escritório Regional de Saúde, em Sinop, uma visita técnica para avaliação do Estado com o objetivo de viabilizar a abertura dos leitos com custeio estadual.

“A Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato conosco sobre a disponibilidade de reabrirmos os leitos de UTI Covid e, em conversa com o HSL, foi feita uma análise da estrutura e a unidade hospitalar respondeu com a disponibilidade de abertura de seis leitos neste momento. Na nossa região, a taxa ocupação dos leitos de UTI passa de 80% e a abertura desses leitos vai beneficiar os pacientes. E, como da outra forma, há praticamente um ano quando abrimos os leitos exclusivos, nossa rede vem somar à do Estado. Isso demonstra a parceria que o Município tem com o Governo de Mato Grosso e a disponibilidade do Hospital São Lucas em se reorganizar novamente para dar o melhor atendimento possível aos cidadãos, não só de Lucas, mas também do estado, que tiverem necessidade”, esclarece a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dra. Fernanda Heldt Ventura.

No final de janeiro, estiveram em Lucas do Rio Verde o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Junto com o prefeito Miguel Vaz e o presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Marino Franz, iniciou-se a articulação para a abertura de mais leitos na região.

“A nossa preocupação sempre foi garantir que todos os luverdenses tenham o atendimento necessário. Estamos acompanhando a evolução no número de casos diariamente. O Estado já sinalizou o interesse em reabrir as UTIs e nós estamos preparados para contribuir com a saúde de todos os mato-grossenses”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

Conforme ofício da Fundação Luverdense de Saúde, os seis leitos exclusivos para Covid estarão disponíveis no Hospital São Lucas a partir da próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, aguardando apenas a habilitação do Estado, que deve acontecer até o final desta semana. Também serão disponibilizados outros seis leitos de retaguarda conforme a necessidade.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.