Para receber as famílias dos entes sepultados no Cemitério Municipal Jardim da Paz, a Secretaria de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde deu início às melhorias no local para o feriado de Finados, em 2 de novembro.
De acordo com a administração do cemitério, a capela mortuária, por exemplo, já recebeu uma nova pintura, assim como os muros e outras dependências do cemitério. Os detalhes também foram pensados na jardinagem, que ganhou o plantio de novas flores. Outros serviços, como poda de grama e árvores, são realizados durante todo o ano, como manutenção rotineira.
As famílias que desejarem podem realizar a limpeza dos túmulos antes da data. Em dias normais, o cemitério fica aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A partir do sábado (30) até a terça-feira (2), o funcionamento será estendido, sem o fechamento para almoço. No Dia de Finados, como feito costumeiramente, será realizada a Missa Campal, às 7h, dentro do cemitério.
A Prefeitura alerta os visitantes sobre os vasos e pratinhos de flores, que devem conter areia ou serem furados para não acumular água para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A pasta também ressalta que é proibido acender velas na grama, a fim de evitar acidentes. O indicado é utilizar castiçal ou o cruzeiro central.
Alerta para o recadastramento
No Dia de Finados, haverá um mutirão para realização do recadastramento, que deve ser feito pelos familiares dos entes sepultados no Cemitério Jardim da Paz.
Desde o começo deste ano a Secretaria de Planejamento e Cidade tem trabalhado no recadastramento dos túmulos existentes no cemitério, devido à capacidade da unidade, que está próxima da lotação
Até o momento, apenas 44% dos túmulos existentes receberam atualização do cadastro. No total são 3.635 sepulturas existentes no cemitério, porém, apenas 1.616 recadastramentos foram realizados.
Também é possível fazer o procedimento de forma on-line ou pessoalmente na Secretaria de Planejamento e Cidade, no Paço Municipal. Caso o recadastramento não seja feito no prazo, haverá a abertura e retirada dos restos mortais, posteriormente levados ao ossuário municipal.
O recadastramento é obrigatório, previsto no Edital nº 001/2021, publicado em abril deste ano pela Secretaria de Planejamento e Cidade. Nesses termos, os túmulos vazios serão utilizados para novos sepultamentos, conforme a necessidade do Município.
Confira como fazer o recadastramento:
O recadastramento pode ser feito on-line, no site da Prefeitura, na página da secretaria. Confira o passo a passo, também disponível no Youtube:
1 – Acesse o site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (lucasdorioverde.mt.gov.br).
2 – Deslize a tela até o fim e selecione a Secretaria de Planejamento e Cidade.
3 – Do lado direito da tela, selecione o atalho “Cemitério – Recadastramento”.
4 – Uma nova janela será aberta, com o nome “Atualização Cadastral – Cemitério Jardim da Paz”.
5 – Na aba de pesquisa do canto esquerdo, digite o nome do falecido para o qual haverá a atualização.
6 – Com a caixa de cadastro aberta, selecione a opção “mais info”.
7 – Uma nova aba será aberta. Preencha todos os campos obrigatórios e clique em salvar.
Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldades para realizar o procedimento, é possível comparecer na administração do cemitério para atualizar o cadastro. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência (do responsável) e a certidão de óbito do familiar.
O Cemitério Municipal fica na Avenida Bahia, esquina com a Avenida Goiás, no bairro Jardim das Palmeiras. Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato pelos telefones (65) 3548-2591 / 3548-2576 / 3549-8359 ou por e-mail com o assunto “Atualização de Cadastro – Cemitério Municipal Jardim da Paz” para planejamento@lucasdorioverde.mt.gov.br.
Assista ao passo a passo do recadastramento on-line: https://www.youtube.com/watch?v=dUzNvXIhYVw
Clique aqui em “Cemitério” para fazer o recadastramento: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria/planejamento-e-cidade/