Estarão disponíveis a partir desta terça-feira (31) os carnês de IPTU lançados pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A informação é do secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva.
A campanha do IPTU chegou a ser lançada em março. Contudo, instabilidades no sistema afetaram a geração dos dados, impossibilitando a impressão das guias para pagamento.
Segundo o secretário, neste fim de semana foram validados os lançamentos dos carnês. “Pretendemos deixar disponível no site a partir de amanhã (terça-feira) na primeira hora”, informou.
Ainda nesta segunda-feira o Executivo deve definir novas datas de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano. O primeiro vencimento passa a ser o dia 5 de julho.
Opção de impressão
O secretário de Fazenda sugeriu que os contribuintes optem por imprimir as guias de pagamento pelo site. Desta forma há isenção da taxa de expediente, que é de R$ 9,56.
“As que iremos entregar ou que sejam retiradas aqui no Paço Municipal sairá com a taxa de expediente de R$ 9,56”, declarou.
Os contribuintes têm prazo de 10 a 15 dias para efetuarem a impressão. “Posteriormente a isso, nós vamos gerar um arquivo e esses imóveis que estão edificados, vamos mandar pra gráfica pra envelopar e entregar nas casas. Aí saberemos quem imprimiu e não recebe”, explicou Giovanni.
Mudança de sistema
Rodrigues explicou que a demora na liberação do IPTU são motivadas por mudanças que os municípios terão que adotar a partir de janeiro do próximo ano. A partir de 1º de janeiro de 2023 os municípios terão que adotar o sistema consolidado. “Autarquias, previdência, Câmara têm que ter um banco de dados só. E quando há mudança de sistema há algum transtorno”, pontuou.
Conforme o secretário houve necessidade de fazer a mudança com cautela e segurança para evitar prejuízos ao contribuinte. “Se soltarmos uma campanha dessas não tem mais volta. Então, por isso, até que tivéssemos a garantia, certeza de que todos os nossos dados estavam 100% confiáveis”, detalhou.
Apoio dos PSFs
Na reta final da campanha, os PSFs auxiliarão as pessoas com dificuldade em imprimir as guias. Os servidores que atuam no setor administrativo das unidades de saúde receberão treinamento para orientar os contribuintes que precisem de apoio.
“Vai estar disponível nos PSFs que vão imprimir pra facilitar até mesmo para que não necessitem vir até a Prefeitura”, sugeriu.
Benefícios
Apesar da mudança de datas de vencimento, o IPTU vai manter os benefícios de desconto a contribuintes que têm benfeitorias em seus imóveis. São concedidos descontos a quem tenha grama plantada, passeio público e usina fotovoltaica.
O desconto pode chegar a 32% com pagamento em cota única. Quem optar por parcelar o pagamento poderá em até 6 vezes.
“Mesmo parcelado as pessoas terão desconto de 15%”, destacou.