Lucas do Rio Verde: Câmara aprova projeto que transforma Córrego Lucas em Parque Natural

Medida busca atrair recursos para investimento na manutenção da unidade ambiental

Fonte: CenárioMT

municipio quer regulamentar area de preservacao do corrego lucas
Ascom Prefeitura

Foi aprovado durante sessão ordinária nesta segunda-feira (27) projeto de lei que cria o Córrego Lucas em Parque Natural em Lucas do Rio Verde. A unidade ambiental poderá receber recursos federais para sua manutenção.

No final de 1999, foi autorizada a criação do Parque Natural. Porém, após sua sanção, não houve outro instrumento jurídico destinado a este fim.

Além disso, por causa da falta de recursos, o cálculo da área do parque foi impreciso, sendo que em medição realizada atualmente, resultou em metragem maior que à época.

“A gente sabe que já existe, que ele está aí, mas só tinha a criação. A regulamentação dele não tinha sido feita. Então precisou ser feito um estudo de novo, mapeado, feita metragem para daí sim, regulamentar isso para conseguir verbas”, observou Ideiva Foletto.

O projeto segue para sanção do Executivo Municipal.

Outros projetos

Também foi aprovado foi projeto que concede o Título “Mulher Destaque” a mulheres do município de Lucas do Rio Verde. Esta honraria é concedida na forma de Título às mulheres reconhecidamente atuantes na sociedade luverdense, fazendo cada qual, a seu modo, a diferença, com suas ações diárias, destacando-se pelas atividades desenvolvidas em prol da comunidade.

A Câmara votou e aprovou projeto que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O objetivo é viabilizar parceria para implantação e desenvolvimento de cursos de Ensino Superior.

Outro projeto levado a plenário para análise e votação foi o que regulamenta o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia elétrica. Por meio do projeto, a ideia é eliminar ou reduzir o abandono de fiação em postes após a realização de reparos, trocas e substituições de fios, por empresas de energia, telefonia, TV a cabo e internet.

Moções e indicações

Foram apresentados em plenário 4 moções de aplausos e indicações.

Entre as moções estão a que reconhece a implantação do Laboratório de testes de Covid, durante a pandemia, pelo Campus Avançado do IFMT em Lucas do Rio Verde. Outra moção ressalta a comemoração dos 40 anos da Escola Estadual Dom Bosco no município. As duas moções foram apresentadas por Marcio Albieri.

Além de todos esses, foram aprovadas 16 Indicações dos vereadores Márcio Albieri, Wlad Mesquita, Zinho Pereira, Sandra Barzotto, Gilson Urso, Ideiva Foletto e Noel Dias.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.