Autoridades federais, de Mato Grosso e do município se reuniram em Lucas do Rio Verde na tarde desta sexta-feira (15) para debater a violência doméstica que em boa parte resulta em feminicídio. A audiência proposta pelo Senado Federal em parceria com o município iniciou pouco depois das 14 horas no auditório da Câmara de Vereadores que recebeu bom público.
A senadora Margareth Buzetti presidiu a sessão que foi dividida em três momentos. No primeiro momento, as autoridades que compuseram o dispositivo de honra tiveram um momento de fala, sobre a necessidade de abordar o assunto.
Em seguida, profissionais que atuam no segmento puderam falar sobre experiências de ações desenvolvidas para combater a violência de gênero no país e a importância de definir políticas voltadas às mulheres.
A senadora observou que tratar de violência doméstica é um desafio. “É um crime de difícil reconhecimento porque acontece dentro de casa, é diferente de um crime organizado, que você pode ter um trabalho de inteligência”, observou Buzetti.
Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, busca tornar mais rígida a lei contra crimes contra a mulher. A senadora revelou que um pedido de urgência foi assinado pela Procuradoria da Câmara para dar celeridade na votação da proposta. “Vai ser pautado semana que vem, não tem como”.
A primeira dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, destacou a importância da união entre as esferas de poder para discutir a temática. Entretanto, ela defende mais rigor na legislação penal brasileira. “A gente precisa de uma lei muito mais rigorosa, porque hoje ele mata e daqui dois, três, quatro e cinco anos, tem brechas na lei e ele é solto”, declarou.
Virgínia comentou que o Estado tem desenvolvido ações voltadas para a proteção de mulheres vítimas de violência. Uma delas é a que tirou do papel a Delegacia da Mulher que atende 24 horas. “E agora tem a próxima (delegacia) que vai funcionar para todos os municípios e vai ser online, as mulheres dos 141 municípios serão atendidas online. É um trabalho mais reforçado, um trabalho mais dedicado, que realmente possa ser atendida não só nessa delegacia vinte e quatro horas, não só do seu município, mas online para todas”.
A primeira dama de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro, lembrou que o assunto é tratado com responsabilidade em todos os municípios da região norte de Mato Grosso. “Nós só temos a agradecer a tantas pessoas importantes do nosso Estado que vêm aqui pra gente sentar e falar em políticas públicas, pensar em melhorias e leis mais severas pra que a gente amenizar esse problema que devasta tantas famílias do nosso Estado”, destacou.
O último momento da audiência foi reservado para que as autoridades pudessem responder a perguntas feitas pelo público presente. O evento, que foi transmitido pela TV Senado, teve cerca de 4 horas de duração.