Lucas do Rio Verde apresenta desempenho em programa desenvolvido pelo TCE-MT

Pandemia de Covid-19 influenciou no desenvolvimento de ações do Programa de Desenvolvimento Institucional

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2022 02 08 at 11.03.24

Representantes de Lucas do Rio Verde fizeram a apresentação dos resultados alcançados em 2021 com as metas estipuladas no Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI). O programa é desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A apresentação dos dados ficou à cargo da Secretaria Municipal de Planejamento e Cidade.

Além dos representantes locais, a apresentação contou com a participação de técnicos do TCE-MT por meio de videoconferência. Lucas do Rio Verde foi o primeiro de 20 municípios que aderiram ao PDI a realizar o encontro para avaliar o avanço do programa.

Dentre os pontos avaliados está o cumprimento de metas estabelecidas nos planejamentos estratégicos. Também são levados em consideração a transparência e as ações voltadas para a participação dos cidadãos.

Objetivo do PDI

O intuito do programa é contribuir para a melhoria dos serviços públicos. O PDI apresenta práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Segundo Welder Maciel, analista responsável pelo planejamento estratégico e orçamentário de Lucas, no início do ano é feito o planejamento de quais serão as metas, objetivos e planos de ação. Durante a equipe responsável pelo planejamento vai monitorando e avaliando o desempenho.

“Agora, na reunião de resultado, a gente mostra como que foi o balanço, quais objetivos a gente teve mais dificuldade, quais a gente se saiu melhor”, explicou, citando que avaliação é feita com base no Balanço Score Card, técnica utilizada nas empresas de alto desempenho onde é mensurado através de indicadores. “Então esses indicadores são como se fosse o nosso painel do carro que vai mostrando onde que a gente está indo bem, o que precisa melhorar, nosso desempenho e a aplicação dos recursos públicos”, destacou.

Ainda segundo Welder, a pandemia de Covid-19 teve reflexo direto no cumprimento das metas estabelecidas no início do ano. “Nós tivemos impacto na área econômica, na social e principalmente na área de saúde e segurança. Essas são as áreas mais impactadas”, resumiu.

Participação

Responsável pela Casa dos Conselhos, Ana Paula Marques observou que a sociedade pode ter participar mais ativa na definição de ações do poder público. “A importância de a população participar é que podem ter esse acesso, conhecer todos os deveres, o que eles acham que tem que acontecer no município, contribuir com as formas que eles acham que a prefeitura deve agir”, comentou.

Atualmente, Lucas do Rio Verde conta com quase 30 conselhos que se reúnem na Casa dos Conselhos. Esses conselhos contam com pessoas que participam ativamente da definição de políticas públicas. “E a gente quer fomentar inclusive cada vez mais a sociedade participar desses momentos”, acrescenta.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.