A Prefeitura de Lucas do Rio Verde recebeu nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de setembro, a visita de uma equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O objetivo foi realizar uma auditoria operacional sobre as ações realizadas pelo Município, para combater a violência contra a mulher.
O encontro foi realizado na sala de reuniões no Paço Municipal, e na ocasião estiveram presentes os secretários das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Habitação, Desenvolvimento Econômico Planejamento e Cidade, Educação e Segurança Pública, além de representantes da Vigilância Epidemiológica e do Conselho Municipal da Mulher.
A equipe do TCE-MT também realizou vistas no CRAS, CREAS, Unidade de Saúde, Politec e na Delegacia Especializada.
A auditoria faz parte do planejamento do Tribunal de Contas para identificar fragilidades que fizeram o estado liderar o ranking de feminicídio no país em 2023.
“As visitas realizadas pelo TCE são de extrema importância para averiguar se a infraestrutura física e os profissionais envolvidos na rede de serviço público voltados para o combate à violência contra a mulher, são suficientes para atender satisfatoriamente as demandas existentes, bem como, mensurar a efetividade e publicidades dos respectivos serviços públicos disponíveis às vítimas”, pontua Junior Amaral Lima, gerente da Controladoria Interna do Município de Lucas do Rio Verde.
Entre os pontos analisados pela equipe técnica, estão: a estrutura incluindo a análise dos recursos financeiros e humanos, o segundo eixo diz respeito à institucionalização do combate à violência de gênero, que vai considerar se os processos estão bem delineados e se os atendimentos têm sido adequados em cada instituição e no terceiro será a governança que vai trabalhar a estabilidade das políticas públicas.