Pelo menos mais dois pontos de Lucas do Rio Verde passam a contar com barreiras sanitárias. Esses dispositivos, que são recomendações do Estado e do próprio município definidos em decretos, têm o objetivo de fazer triagem em pessoas em trânsito pela cidade.
O primeiro local que recebeu barreira sanitária foi o Terminal Rodoviário Municipal. Em seguida, a Secretaria de Saúde instalou equipes num posto de combustível numa das margens da BR 163, e no acesso a empresas na MT 449. Os dois locais têm grande concentração de pessoas diariamente.
A coordenação do Núcleo Integrado de Fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária. O NIF conta com representantes de diversas secretarias municipais. Os agentes abordam as pessoas, fazem aferição da temperatura corporal e realizam uma breve entrevista. Se preciso, a pessoa é encaminhada ao PAM, caso apresente sintomas de covid-19.
Reuniões
Periodicamente o NIF se reúne para avaliar os trabalhos realizados. Nesta quarta-feira (07) o encontro foi na Prefeitura Municipal e contou com as presenças do vice-prefeito, Márcio Pandolfi, secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, e da secretária-adjunta de Saúde, Karina Xavier.
“Enquanto não avançar para todas as faixas etárias a vacina, nós temos que manter esses cuidados, até porque em nível nacional, o sistema de saúde está lotado”, destacou Pandolfi.