Lucas: Comércios noturnos afetados por restrição de funcionamento usam faixas em protesto

Comerciantes reclamam dos efeitos que o ‘lockdown’ terão na saúde financeira dos empreendimentos

Fonte: Da Redação

WhatsApp Image 2021 03 31 at 17.58.43
Foto: CenárioMT

Vários comércios que regularmente funcionam no período noturno em Lucas do Rio Verde passaram a apresentar uma faixa em protesto às restrições de funcionamento por conta da pandemia de coronavírus. Nesta quarta-feira (31) que trafegou pelo centro da cidade pode observar vários deles com a faixa contra o decreto baixado pelo Governo do Estado.

A reportagem de CenárioMT conversou com dois comerciantes que fixavam a faixa no comércio localizado na Avenida Rio Grande do Sul. Apesar de chateados pela situação vivida, eles demonstram esperança e confiança de que a situação vá mudar em breve. Afinal, eles tiveram que fechar o comércio em 4 de março, após o decreto que determinou o funcionamento, no período noturno, apenas dos chamados comércios essenciais, como farmácias e postos de combustíveis.

Os comerciantes revelaram que contam com 7 colaboradores que geram uma despesa mensal entre salários e encargos trabalhistas de cerca de R$ 16 mil. Mesmo de portas fechadas, o ‘custo’ permanece.

Sobre os programas de ajuda aos comerciantes em dificuldade, eles reclamam que os requisitos e critérios estabelecidos para habilitar o ‘socorro emergencial’ dificultam o acesso da maioria. Um dos itens, e que prejudica o empreendimento deles, é o tempo de atividade. Para se encaixar nos critérios é necessário pelo menos um ano ativo. Como abriram o comércio no final de dezembro, não preenchem o requisito.

Enquanto não podem retomar a atividade, os comerciantes do segmento noturno permanecem mobilizados, aguardando a flexibilização dos decretos.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.