Quatro dos nove vereadores participaram no final da tarde de ontem (07) de uma reunião na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. O encontro aconteceu no pátio do Poder Legislativo. Participaram os vereadores Marcos Paulista, Márcio Albieri, Zinho Pereira e Wlad Mesquita.
Os comerciantes, maioria que atua no período noturno, voltaram a manifestar preocupação com as dificuldades impostas pelo decreto do Governo Estadual para frear o avanço da covid-19. As medidas restritivas têm obrigado a maioria a fechar suas portas, já que nesta hora do dia apenas as chamadas atividades essenciais têm autonomia para atuarem.
Durante a conversa, os comerciantes pediram que o horário fosse estendido, dando oportunidade para que eles consigam manter sua atividade comercial. Sem trabalhar, eles estão sendo obrigados a demitir funcionários e alguns até sendo obrigados a abrir falência.
Os comerciantes afirmam que têm seguido os protocolos sanitários determinados para o funcionamento dos comércios.
Uma das comerciantes revelou que em 2020 foi feito levantamento que apontou o número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com comércios noturnos. Pelo menos 2,5 mil pessoas acabam impactadas com as restrições impostas no decreto para impedir o avanço do coronavírus.
Ao final do encontro, a assessoria dos parlamentares gravou depoimento dos comerciantes em que pedem socorro aos governos estadual e municipal para que revejam o decreto que tem trazido transtornos e motivado a mobilização do segmento em busca de soluções.