Será neste sábado (20), mais uma campanha para doação de sangue em Lucas do Rio Verde. É a terceira mobilização que acontece somente este ano. O objetivo da mobilização, que envolve poder público, entidades e empresas, é abastecer o Banco de Sangue de Sorriso, responsável pela manutenção do Hospital São Lucas.
Como nas duas campanhas anteriores, a doação por meio de agendamento de horário. Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp (65) 99229-2034. Os coordenadores da campanha pedem que que as pessoas que agendarem os horários não faltem no dia da doação.
As coletas serão realizadas no PSF X Cerrado, das 7h às 11h e das 13h às 17h. São apenas oito doadores por hora.
De acordo com a coordenação da campanha, o agendamento tem como objetivo evitar aglomeração na unidade de saúde. Serão respeitadas todas as medidas de biossegurança para a realização da campanha.
Quem pode doar
Pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. É necessário ter peso mínimo de 50 kg e boas condições de saúde.
A recomendação é que o doador esteja descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos. Também é importante não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.
Pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus, precisam esperar pelo menos 30 dias para doar sangue. E quem já doou sangue precisa de um intervalo mínimo de três meses entre as doações.
No dia da doação é preciso apresentar documento original com foto.
A campanha de doação de sangue é realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso e o Grupo Corrente pela Vida – Prefeitura, Câmara de Vereadores, Associação Luverdense de Imprensa, Agro Baggio, Amazônia Máquinas, Lojas Maçônicas e Hospital São Lucas.