Lombadas eletrônicas registram redução de até 50% em infrações

Análise feita pelo Departamento de Trânsito demonstra um novo comportamento dos condutores

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

lombadas eletronicas registram reducao de ate 50 em infracoes
Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Em operação há pouco mais de 45 dias, as lombadas eletrônicas registraram uma redução no número de infrações cometidas pelos condutores em Lucas do Rio Verde. O funcionamento dos equipamentos é monitorado pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento de Trânsito.

De acordo com o Relatório de Fluxo e Infratores, emitido pela empresa responsável pela manutenção dos equipamentos eletrônicos, de 15 de abril até 30 de maio, 6.913 infrações foram registradas.

Conforme análise do departamento, houve uma redução de até 50% nas infrações registradas nos locais de lombada eletrônica, se comparados o fim do período educativo (até 15 de abril) e as primeiras semanas em que o equipamento iniciou efetivamente a operação.

“Isso demonstra que a quantidade de pessoas que está respeitando as normas de trânsito aumentou consideravelmente e isso representa mais segurança nas vias da nossa cidade”, destacou o especialista de trânsito, Igor Ataídes.

Ainda segundo o relatório, o índice de aproveitamento das 22 lombadas instaladas em nove diferentes pontos do município, que indica a qualidade do equipamento, varia de 90,26% e 99,15%.

“Com isso, a gente percebe que todos os equipamentos têm mostrado um grau de aproveitamento alto e isso se deve justamente à manutenção diária que a equipe realiza no local”, completou o especialista.

Todas as vias onde as lombadas foram instaladas têm a velocidade máxima permitida de 60 km/h, tendo a redução pontual na lombada eletrônica para 40 km/h. Nesses locais, as placas de velocidade máxima indicam o início e o fim da redução de velocidade.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.