Aprovada em novembro de 2021, a lei que define 25 de outubro como Dia da Conscientização da Mielomeningocele em Lucas do Rio Verde foi lembrada por Carina Parra. Ela é mãe de Danilo, um garotinho que se tornou símbolo de resistência por ser portador da doença, provocada pela malformação congênita da coluna vertebral.
“Gratidão à Câmara de Lucas do Rio Verde por participar e apoiar a causa mielomeningocele”, postou na página ‘Danilo nosso milagre’, citando o número da lei de autoria da vereadora licenciada Sandra Barzotto e agradecendo também ao apoio da autora do projeto. “A mielomeningocele é um defeito da coluna vertebral e da medula espinhal, que acontece nas primeiras semanas de gestação. A coluna vertebral, a medula espinhal e o canal da medula não se formam normalmente. Existe um defeito na formação dessas estruturas, cuja causa ainda não é bem definida”.
Sandra também lembrou a data nas redes sociais. Ela relatou a luta do pequeno Danilo e seus familiares para conscientizar a comunidade a respeito do assunto. “Mesmo com essa grande adversidade, Danilo é alegre e feliz! Ama ir à escola, participar das atividades do município, na realidade, Danilo AMA viver”.
A vereadora reafirmou que a lei instituindo o ‘Dia Municipal de Conscientização da Mielomeningocele’ foi criada pensando no Danilo e em todas as outras crianças portadoras de mielomeningocele. Aprovado na Câmara, o projeto foi sancionado pelo Poder Executivo.
“Situações assim são causas que precisamos abraçar, mostrar que sabemos a respeito, que queremos contribuir, pode ser com um abraço, uma palavra amiga ou até mesmo um sorriso. Espalhe amor, solidariedade e estenda a sua mão”, ressaltou.