O Delegado de Polícia Civil Alan Vitor Sousa da Mata concluiu, nesta terça-feira (7), o inquérito sobre o latrocínio que vitimou Écio Costenaro, 79 anos, em Lucas do Rio Verde. O crime ocorreu na madrugada de 30 de dezembro, na Rua Cascavel, Bairro Alvorada, e chocou a comunidade pela brutalidade.
Indiciamento e acusações
Os investigados, sendo dois jovens de 19 e 20 anos, foram indiciados por roubo majorado pelo concurso de pessoas, restrição de liberdade, uso de arma de fogo e roubo qualificado pelo resultado morte, conforme os artigos 157, parágrafos 2º e 3º do Código Penal.
Detalhes do crime
Os criminosos invadiram a residência do casal de idosos, Écio e Deolinda Perez Costenaro, 77 anos, usando violência e ameaças graves. Eles roubaram diversos pertences e fugiram no veículo da vítima, um Gol G-5 prata. Durante o assalto, as vítimas foram amarradas e brutalmente agredidas, resultando na morte de Écio devido aos graves ferimentos na cabeça.
Investigações e prisões
A rápida ação policial resultou na prisão em flagrante dos suspeitos em Sorriso, horas após o crime. Uma menor de 13 anos também foi apreendida. O Delegado Bruno França Ferreira, de Sorriso, conduziu as prisões em flagrante, confirmando a autoria e materialidade do crime com base nos pertences das vítimas encontrados com os suspeitos.
Depoimentos e defesa
Nos depoimentos, os criminosos tentaram responsabilizar um menor de 15 anos pelos ataques fatais a Écio, mas ele negou qualquer envolvimento, oferecendo provas de que estava em casa no momento do crime. Ele alegou que a menor apreendida tentou incriminá-lo como vingança pessoal.
Situação dos suspeitos
Os dois indiciados permanecem presos em Sorriso, enquanto a menor foi encaminhada a um Centro de Ressocialização em Cuiabá. A audiência de custódia dos suspeitos foi marcada para o dia 21 de janeiro, às 13h30, na 2ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde.