Os eleitores têm pouco mais de 20 dias para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais. O prazo limite é o dia 8 de maio. Em Lucas do Rio Verde, o Cartório da 21ª Zona Eleitoral adotará horário estendido no final de abril e início de maio.
Atualmente o Cartório tem atendimento ao público entre 7h30 às 13h30. “Mas sempre pedimos que as pessoas cheguem mais cedo por causa da capacidade de atendimento diária do Cartório”, explicou Lumieri Martins Rech, chefe da unidade.
O horário será ampliado no período de 29 de abril a 8 de maio. Ao longo desses dias o atendimento ao público ocorre entre 8h e 18h. No sábado, 4 de maio, o Cartório Eleitoral abrirá suas portas das 9h às 18h, justamente para oferecer a oportunidade às pessoas que trabalham e não conseguem, no dia a dia, tempo para procurar a unidade e regularizar a situação eleitoral.
Para o atendimento, a pessoa deve apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço em nome próprio, do cônjuge, pais ou avós e que tenham sido emitidos entre 3 a 12 meses anteriores ao dia do atendimento.
Rech observa que as pessoas que ainda não cadastraram os dados biométricos têm uma ótima oportunidade. “Ela é importante para acesso a alguns serviços importantes oferecidos pela plataforma E-gov, além da segurança de identificação da votação, é claro”, ressaltou. O cadastro é fácil e rápido.
Eleitorado
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, a 21ª Zona Eleitoral, composta por Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá, tem 66.960 eleitores aptos para votar nas eleições de outubro deste ano.
Há ainda 5.998 eleitores com documentos cancelados e outros 658 com o título suspenso.
Em Lucas do Rio Verde o número de eleitores aptos é de 52.899. Já os eleitores com documento cancelado somam 4.006 e 496 estão com o título suspenso.