A Junta de Serviço Militar de Lucas do Rio Verde realizou na manhã desta sexta-feira (14) a cerimônia de juramento à bandeira. Dezenas de jovens participaram do ato realizado no auditório dos Pioneiros, anexo à prefeitura municipal. O ato marca a dispensa de incorporação dos jovens ao serviço militar, mas os mantêm na reserva das Forças Armadas do Brasil.
Em razão da pandemia, houve a suspensão desse tipo de ato solene por questões de biossegurança. Agora, ele foi retomado. De acordo com o coordenador JSM, Lenoir Ferreira, a cerimônia acontecerá em quatro datas ao longo de 2023.
“É importante, não só por ser obrigatório, uma questão de patriotismo, mas também porque passam a integrar a reserva das forças armados e por ficarem aptos a integrar o mercado de trabalho, conclusão de faculdade, ingresso no serviço público, pois o documento é importante para o jovem”, pontuou Ferreira.
Presente à cerimônia, o prefeito Miguel Vaz falou sobre o momento solene e o compromisso que os jovens reforçam junto à sociedade. “Importante momento na vida destes jovens, entenderem seu papel na sociedade, sua responsabilidade como cidadão brasileiro. É um momento importante para a nossa sociedade”, disse.
Cerimônia
Representando a Polícia Militar, o tenente Felipe Bolzan disse que a cerimônia militar tem uma representação importante para o jovem. Ele avaliou que, mesmo não tendo ingressado no serviço militar, o juramento a um dos símbolos nacionais tem grande representatividade cívica.
“Embora não tenha a presença do Exército Brasileiro aqui, mas a Polícia Militar, como força auxiliar, tenta mostrar e conversar com eles, sobre a importância deste momento, do juramento à bandeira. Mesmo que não tenham ingressado no serviço militar”, comentou.
O jovem Diego Gomes Todescatt foi um dos jovens que participou da cerimônia. Ele deixou o auditório dos Pioneiros satisfeito com o CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação) em mãos. “Fico feliz por ter feito minha parte como cidadão, em respeito à Pátria. Como jovem é minha obrigação fazer o meu dever e contente por estar como reservista do país”.
Alistamento militar
O coordenador da JSM alerta os jovens que completam 18 anos em 2023. Eles têm que procurar a Junta de Serviço Militar até 30 de junho para fazer o alistamento militar. Se não cumprir o calendário, o jovem pode pagar multa, além de não contar com o documento que é necessário para várias finalidades.
“Após 30 de junho continuamos o alistamento normal, mas essa classe convocada, a de nascidos em 2005, passa a pagar uma multa pra concluir o seu alistamento, assim também como classes anteriores”, explicou Lenoir. A multa é de R$ 5,76.
Para fazer o alistamento o jovem deve apresentar documento de identidade e CPF. Caso não tenha RG, pode apresentar a certidão de nascimento. Se for casado, o jovem deve apresentar a certidão de casamento.
A Junta de Serviço Militar funciona na Galeria Central de Serviços, avenida Paraná, centro, que atende de segunda a quinta-feira das 07h às 15h, e nas sextas-feiras das 7h às 13h. O telefone para contato é o 3548-2520, que também é WhatsApp.