Jornada voluntária pode ser alternativa para driblar pouco efetivo na segurança

Município poderá formalizar parceria com instituições do Estado para atender setor

Fonte: Da Redação

lucas do rio verde aérea
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Um problema comum em municípios em processo de expansão populacional é a demanda sempre crescente por investimentos em diversos setores. Um deles, que impacta diretamente na qualidade de vida, é a segurança. Como ocorre com frequência a transferência de agentes públicos, há necessidade de encontrar alternativas para sanar esses problemas.

Uma possibilidade já adotada pelos municípios é a jornada voluntária, ou jornada delegada. Ela permite que agentes públicos atuem em seus períodos de folga. A iniciativa assegura mais agentes nas ruas e que eles tenham reforço em seus salários.

WhatsApp Image 2021 03 08 at 15.46.01

Em Sorriso, a jornada foi uma alternativa. Agora Lucas do Rio Verde pode adotar esta prática. Neste sentido, o vereador Wladimir Mesquita apresentou indicação direcionada ao município. Nela, Mesquita, que é policial civil, destaca a constante expansão de Lucas do Rio Verde e a transferência de pelo menos dez servidores das forças de segurança para outras cidades no ano passado.

“A jornada delegada fomentará a vinda de novos agentes para Lucas do Rio Verde, de modo a aumentar o efetivo das forças de segurança local, o que, por conseguinte, aumentará também a segurança e intensificará a luta no combate ao crime na cidade”, evidenciou o vereador na indicação.

A parceria entre município e órgãos de segurança, se houver a formalização, utilizaria recursos do Consep, que tem um fundo que recebe investimento de vários setores.

“O valor (a ser pago aos agentes) não virá da Prefeitura em si, mas de várias empresas que darão esse auxílio financeiro ao Consep que destinará esse dinheiro aos servidores públicos”, destacou Mesquita.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.