Cerca de 1,2 mil atletas são esperados para participarem dos Jogos Estudantis e Escolares em Lucas do Rio Verde. Os dois eventos acontecerão a partir de sexta-feira (26). A cerimônia de abertura será feita no ginásio Didé Martins, bairro Tessele Junior, a partir de 19h30.
Coordenador da Secretaria de Esportes e Lazer, Luciano Bauer explica que os Jogos Escolares reúnem escolas, cujos atletas são estudantes de 12 a 14 anos. Já os Estudantis têm como representantes as seleções de municípios. Os atletas que representam as cidades têm entre 15 a 17 anos.
“Nós receberemos, além das equipes de Lucas, é óbvio, equipes de 11 municípios da nossa região que disputarão as modalidades de handebol, basquete, vôlei e futsal, tanto masculino quanto feminino em cada uma da das competições que a gente chama de categoria A e categoria B”, explicou.
Locais de disputa
As partidas de handebol acontecerão no ginásio de Didé Martins. Já as de vôlei acontecerão no ginásio Ernesto Zortea e Escola Dom Bosco. Os jogos de futsal serão disputados no ginásio Pimpão e Escola Vinícius de Moraes. Por fim, as partidas de basquetebol serão disputadas no ginásio da escola Ângelo Nadin.
“Essa é uma fase regional. Os vencedores dessa fase regional disputarão a fase estadual da categoria B que será realizada aqui mesmo em Lucas do Rio Verde, de 1º a 7 de julho. E da categoria A será em Água Boa. As equipes da categoria A que se classificarem em primeiro lugar aqui disputarão a fase estadual no município de Água Boa”, informou Bauer.
Atividades suspensas
Por conta da preparação para os eventos, as atividades das escolinhas de base foram momentaneamente suspensas. “Os professores dessas modalidades do vôlei, futsal, handebol e basquete estão focados no treinamento específico para a competição dessas equipes e os demais professores das outras modalidades estão é empenhados na organização dos jogos”, adiantou o coordenador.
Serão 6 locais de competição e 5 escolas que receberão os atletas de outros municípios. Elas servirão de alojamento para os alunos. “Temos um refeitório muito grande, que servirá comida para todos esses atletas, os professores que vêm dos outros municípios. Então é uma competição bem grande e bem trabalhosa”, concluiu Bauer.