Os trabalhos para desenvolver a agricultura familiar no município de Lucas do Rio Verde estão sendo conduzidos com atenção especial pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a pasta realizou, nesta segunda-feira (21), a ampliação do jardim clonal de espécies de banana, implantado há pouco mais de um ano na área do Horto Municipal.
De acordo com a Secretaria, a ampliação foi pequena, por se tratar da substituição de mudas que acabaram não se desenvolvendo ao decorrer do período avaliativo.
São 4 tipos de banana sendo avaliados, são elas:
– Banana nanica – (cultivar Grande Naine Willians)
– 2 tipos de banana do tipo terra, da especia Farta Velheco (genótipos um banco da Empaer Centro de pesquisa Cáceres).
– 1 banana do tipo terra, espécie terra Anã (cultivar terra Anã)
A técnica da Empaer responsável pelo projeto na cidade, Juliana Avelar, conta que a substituição faz parte da prática de manejo da cultura. Ao todo, 12 novas mudas foram plantadas no jardim clonal e outras 130 produzidas a partir do bananal avaliativo.
“Os próximos passos do jardim clonal são instituir um informativo técnico de manejo. Vamos usar esse campo clonal de bananeira dando instruções de manejo, plantio, adubação, que é a cultura que temos maior abrangência e diferentes variedades dentro do Horto. O objetivo é esse, além do possível fornecimento de mudas para produtores do município ao fim da avaliação”, contou Juliana.
A Secretaria de Agricultura explica que as novas mudas serão destinadas ao Programa Frutifica Lucas (Lei nº 3.048/2020), para produtores da agricultura familiar cadastrados e pré-selecionados para integrar o projeto.