Lucas do Rio Verde registra um aumento no número de casos de Covid-19 pela sétima semana consecutiva. Na semana passada, do período que compreende de 20 a 26 de junho, o município notificou 296 casos confirmados da doença, um presságio para uma ameaça de um potencial surto nos casos de Covid.
No painel coronavírus, disponível no site da prefeitura (link: www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus), o registro é claro, na primeira semana de maio, que iniciou no dia 2 e terminou no dia 8, foram registrados apenas dois casos de Covid-19, ou seja, o número de pessoas infectadas aumentou de 2 confirmados para 296 nos em menos de 60 dias. Só nesta última semana, a alta foi 66%.
Importante ressaltar que o painel coronavírus é atualizado toda a segunda-feira, às 14h, e, nesta semana, registrou dois casos de internação decorrentes da Covid-19: uma mulher de 53 anos, na enfermaria do Hospital São Lucas, e um homem de 37 anos, na UTI no estado de São Paulo.
No entanto, apesar do aumento no número de casos positivos, o registro de óbitos não teve alteração. De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, a situação epidemiológica na cidade continua sendo monitorada em termos de número de casos, internações e óbitos, além da evolução da vacinação com doses de reforço.
“A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas e é muito importante que estas pessoas que, porventura, passem a apresentar sintomas gripais, voltem a manter distanciamento, higiene da tosse e uso de máscara para evitar transmitir para outras pessoas a Covid-19 ou outros vírus respiratórios. Espero as pessoas que ainda não se vacinaram, se vacinem para podermos ir adiante e, quem sabe, encerrar este capítulo de nossa história”, finaliza secretária.
Conforme dados apresentados no site da Prefeitura, o Município já vacinou 137.329 mil pessoas contra o coronavírus. O número leva em conta a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para pessoas com mais de cinco anos de idade.
Confira as orientações:
1ª, 2ª e 3ª dose – todos acima de 12 anos
4ª dose – imunossuprimidos, pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde
Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30
Locais: *Todos os PSFs
1ª e 2ª doses – 5 a 11 anos e crianças imunossuprimidas (Pfizer pediátrica)
Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30
Local: SOMENTE no *PSF VII Primaveras e *PSF XIII Parque das Américas
1ª e 2ª doses – 6 a 11 anos (Coronavac pediátrica)
Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30
Locais: SOMENTE no *PSF V Pioneiro e *PSF XIII Parque das Américas
*Exceto dias em que estiverem fechados para reunião de equipe.
Atenção aos prazos:
1ª DOSE
– Pessoas acima de 5 anos
2ª DOSE
AstraZeneca, Janssen e Pfizer – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses
Coronavac – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, 28 dias
3ª DOSE
– Pessoas acima de 12 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses
4ª DOSE
– Pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses