Interessados em garantir box no novo Mercado do Produtor já podem fazer inscrição

Município espera iniciar funcionamento do espaço, localizado no bairro Parque das Emas, até 15 de julho próximo

Fonte: CenárioMT

inscricoes abertas para selecao de boxes do mercado do produtor luiz alberto tecchio
Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios (Flecha

Começou o período de inscrições para ocupar um dos boxes destinados a praça de alimentação do novo Mercado do Produtor. O espaço foi inaugurado em março último em Lucas do Rio Verde. Os interessados devem procurar a sala da Cooperlaf, anexo ao Mercado do Produtor do bairro Jardim das Palmeiras, Avenida Goiás com a Espírito Santo, Sala 02. O horário de funcionamento da feira é de quinta-feira a sábado das 15h às 20h e domingos das 7h às 12h..

Apesar da inauguração, que contou com a presença do governador Mauro Mendes, o Mercado do Produtor ainda não iniciou atendimento aos moradores do Parque das Emas e bairros próximos. A ideia é fazer que isso ocorra até de 15 de julho. Por isso, o prazo de inscrição encerra dia 30 de junho.

“A gente sabe que existe uma cobrança muito grande para que o poder público faça funcionar o mercado. E a gente pediu esse prazo justamente para organizar isso, para que a gente não precise ocorrer algumas situações que sejam desconfortáveis, tanto para as pessoas que estarão no mercado, quanto para a gestão pública”, disse Paulo Nunes, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Critérios

Ao preencher o formulário de inscrição, o proponente terá que cumprir alguns requisitos importantes. É necessário ser MEI (Micro Empreendedor Individual) e desenvolver atividade compatível ao funcionamento do Mercado do Produtor. Além disso, deve ser morador de Lucas do Rio Verde.

“A gente necessita também fazer uma pré-seleção das pessoas, mas é porque a gente vai dar preferência para quem está em Lucas, já mora em Lucas, já tem o seu domicílio aqui. Porque abre isso e vem pessoas de fora e a gente acaba não selecionando as pessoas que são daqui do município, já mora aqui há alguns anos”, explicou.

Segundo Nunes, dos 50 boxes existentes, pelo menos 10 serão destinados para funcionar como praça de alimentação. “Vamos deixar esse espaço para a praça de alimentação, porque é necessário. Acaba sendo um local de lazer”.

O secretário observou que várias pessoas já demonstraram interesse em ocupar um dos boxes destinados a praça de alimentação. Desta forma, a ideia é fazer com que o sorteio seja o mais transparente possível. Os nomes dos proponentes serão inseridos em uma urna, sendo então realizado o sorteio das pessoas que poderão ocupar o Mercado do Produtor. “Que a gente seja mais justo possível, para que não haja nenhum murmúrio”, enfatizou Paulo. “A gente vai tentar ser o mais justo possível. Sabemos também que nem todos serão contemplados, mas a gente pretende ser o mais justo possível”.

Horário de funcionamento

Sobre os dias e horários de funcionamento, a decisão será tomada pelos ocupantes do espaço, que serão representados pela Associação Luverdense de Agricultores Familiares. A associação será a responsável pela gestão do local.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.