Cerca de 20 hectares de área florestal, incluindo a mata ciliar às margens da BR 163, na divisa entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, foram atingidos por um incêndio florestal nesta quarta-feira (04). A informação é da 13ª CIBM (Companhia Independente de Bombeiros Militar) sediada em Lucas do Rio Verde.
Para controlar o fogo, o quartel organizou uma força-tarefa com duas equipes de bombeiros, totalizando quatro militares, além do apoio de brigadistas. A operação contou também com o uso de uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira cedidas pela prefeitura municipal. “Foi um trabalho coletivo e prolongado devido à complexidade e à dinâmica do incêndio”, relataram os bombeiros.
O incêndio, que iniciou no final da manhã, foi controlado após oito horas de combate. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram construídos dois quilômetros de aceiros mecânicos no interior da área afetada. No entanto, os bombeiros alertaram que a região ainda requer monitoramento constante para prevenir possíveis reinícios do fogo.
A causa do incêndio será investigada pela sala de geoprocessamento de Sinop (MT), que buscará identificar se houve algum ato intencional envolvido na origem das chamas.
O trecho da rodovia federal onde ocorreu o incêndio precisou ser monitorado pela concessionária Nova Rota Oeste, empresa responsável pela administração da BR 163. Por causa da baixa visibilidade provocada pela fumaça, foi realizado pare e siga na altura do km 689. Por conta dessa operação, o tráfego registrou longas filas de veículos na area urbana de Lucas do Rio Verde.