Incêndio em vegetação em um terreno baldio ocorrido na tarde desta terça-feira (18), localizado no bairro Jaime Seite Fujji, em Lucas do Rio Verde-MT, acendeu o alerta para o início do período crítico de seca, que neste ano chegou mais cedo em Mato Grosso.
A vegetação estando seca associada à umidade relativa do ar tem favorecido o aparecimento dos primeiros focos de incêndio no município.
A situação tem chamado à atenção da guarnição do Corpo de Bombeiros (13ª CIABM), que vem alertando a população para colaborar e evitar colocar fogo em entulhos, em quintais e terrenos baldios, o que por Lei, já é uma pratica proibida durante todo o ano.
No caso da ocorrência dessa tarde, de acordo com o Soldado BM Adorno, o fogo iniciou a partir da limpeza de um terreno.
“Concluído o serviço, constatamos a principio, que se tratava de uma limpeza de um terreno, às vezes a pessoa conclui a obra da casa e junta entulhos, sacos de cimento e diversos outros materiais. E acaba realizando a queima desse material e nesse caso, o fogo se alastrou nos terrenos baldios, trazendo desconforto para os moradores da região”, disse o militar.
“Lembrando que de acordo com a Lei 9.605 da Constituição Federal, é crime em qualquer época do ano a prática de incêndio em áreas urbanas”, acrescentou Adorno.
A própria população pode fiscalizar e denunciar qualquer prática que infrinja a legislação, ligando no 193 ou 155.