O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Avançado de Lucas do Rio Verde – acaba de conquistar mais um importante avanço na área da educação profissional. No dia 20 de março, o Conselho Superior da instituição aprovou a criação do curso Técnico em Qualidade, com ênfase no controle de processos e fluxos produtivos, especialmente voltado para atender demandas das indústrias e empresas do setor agroindustrial da região.
Segundo o diretor geral do campus, João Vicente Neto, a proposta do novo curso surgiu a partir de solicitações feitas por empresas locais que buscam profissionais capacitados para atuar no controle de qualidade. “É um curso totalmente a distância (EAD), e já abriremos agora em julho as primeiras 50 vagas para Lucas do Rio Verde. Nossa intenção é expandir essa oferta para todo o estado, podendo chegar a mil matrículas”, afirmou.
O curso é voltado para quem já concluiu o ensino médio e está inserido no mercado de trabalho, buscando qualificação profissional. “Esse curso atende tanto à indústria quanto ao comércio, pois ambos os setores trabalham com controle de qualidade e processos. Isso ajuda não só o agro e a agroindústria, mas também o comércio do município a se desenvolver”, destacou João Vicente.
A chegada do novo curso marca um passo importante para a verticalização do ensino no campus, que, sob a nova gestão do professor Reginaldo Ribeiro, pretende ainda ampliar a oferta de cursos presenciais e de graduação. “É um grande avanço para a educação em Lucas do Rio Verde e reforça o compromisso do IFMT com o desenvolvimento regional por meio da qualificação profissional”, concluiu o diretor.