Ideb 2023: Lucas do Rio Verde conquista a maior nota de MT nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Escolas municipais foram destaques entre as melhores colocadas do estado

Fonte: Ascom/Rubens Junior

WhatsApp Image 2024 08 15 at 10.30.35

Consolidando os investimentos na educação, Lucas do Rio Verde teve a maior nota do estado, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos finais, as duas melhores escolas de Mato Grosso, das redes municipais, também são do município luverdense.

Os números do Ideb referentes ao ano de 2023 foram apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quarta-feira, 14 de agosto. O indicador é essencial para medir a qualidade da educação do Brasil.

Anos iniciais

Com nota geral de 6,7, Lucas do Rio Verde ficou empatado com outros quatro municípios do estado, sendo Alto Taquari, Itanhangá, Jauru e União do Sul. Os anos iniciais compreendem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O município teve ainda quatro escolas na lista das 10 melhores avaliadas do estado, sendo: Escola Municipal São Cristóvão (2ª colocação com avaliação de 7,5), Escola Municipal Eça de Queirós (6ª colocação com avaliação de 7,4), Escola Municipal Professor Marcelino Espíndola Dutra (6ª colocação com avaliação de 7,4) e Escola Municipal Menino Deus (9ª colocação).

Anos finais

Com nota geral de 5,5, Lucas do Rio Verde teve a terceira maior avaliação do estado, atrás apenas dos municípios de Nova Marilândia e Arenápolis. Os anos finais compreendem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Entre as escolas das redes municipais, as duas melhores do estado são da cidade luverdense, sendo as escolas São Cristóvão (1ª colocação com avaliação 6,1) e Escola Fredolino Vieira Barros (2ª colocação com avaliação de 6,0).

Investimentos na educação

Os resultados do Ideb 2023 refletem o investimento da Prefeitura de Lucas do Rio Verde na educação. Atualmente a rede municipal atende aproximadamente 14.100 alunos, em 24 unidades.

Nos últimos quatro anos foram R$ 91 milhões investidos na infraestrutura escolar. Das diversas obras, destaque para as novas unidades escolares Joice Martinelli Munhack, Marcelino Espíndola Dutra, Érico Verissimo, Irmã Dulce e Darcy Ribeiro.

O Município intensificou os trabalhos de monitoramento da aprendizagem e a capacitação dos professores. As ações contaram com o envolvimento e comprometimento dos profissionais da educação.

“Esse resultado do Ideb evidencia o trabalho sério e constante que é realizado nas unidades escolares. Foram realizadas inúmeras ações para alavancar os resultados, entre elas, parcerias como a do Programa União Faz a Vida, que também teve foco especial para os alunos do 5º ano, que fazem a prova. Estamos muito felizes”, destaca a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.