A direção do Hospital São Lucas apresentou nesta sexta-feira (21) equipamentos que foram adquiridos por meio da campanha ‘Cooperação que salva vidas’ lançada no início de abril. Na primeira etapa da ação, foram arrecadados mais de R$ 1 milhão, recursos que possibilitaram a aquisição de quatro ventiladores mecânicos, seis monitores e um arco cirúrgico, equipamento de ponta. O São Lucas é o primeiro hospital do Estado a contar com essa tecnologia.
Em entrevista à imprensa, a gestora do HSL, Gabriela Reffati, disse que a apresentação dos equipamentos é uma forma de agradecimento às pessoas que participaram da primeira etapa da campanha. Ela pontua que o envolvimento da comunidade luverdense é fundamental para o tratamento de pacientes atendidos pelo Hospital São Lucas.
“Conseguimos a parceria dessas primeiras empresas que apoiaram a ideia. E hoje gostaríamos de mostrar pra população esses equipamentos, o que eles agregam à nossa instituição e que de fato tem uma magnitude muito grande pra nós, pra quem está na linha de frente”, afirmou.
A campanha continua em andamento. As pessoas ainda podem participar fazendo doações em dinheiro. A conta para doação, em nome Fundação Hospitalar São Lucas é do banco Sicredi (Banco 748), Agência: 0810. A Conta Corrente é 84782-8. As doações também podem ser feitas por PIX: 03.178.170/0001-59.
Gabriela informou ainda que alguns projetos estão sendo elaborados e serão apresentados aos doadores e ao Conselho do HSL, para conseguir a aprovação para execução.
“A Campanha Cooperação Que Salva Vidas está em andamento. Nós sempre divulgamos o Pix pra quem tiver vontade de doar qualquer valor, é sempre muito bem vindo e vai ser todo revertido pra nossa instituição em forma de investimentos”, destacou.
Tecnologia
Sobre os equipamentos, a gestora observa que Lucas do Rio Verde é o primeiro município mato-grossense a contar com um arco cirúrgico com essa tecnologia. A empresa fabricante do modelo, a GE, deu ênfase à aquisição do equipamento. “Ela noticiou que esse é o melhor equipamento do mercado. Isso dá uma segurança em todos os procedimentos cirúrgicos. É de fato muito importante pra instituição”, ressaltou.
O arco cirúrgico será utilizado durante os procedimentos de cirurgia e vai gerar imagens, como de raio-x, no ato da cirurgia. O médico consegue, durante o procedimento, obter essas imagens. Será possível até mesmo compartilhar experiência em tempo real com outros profissionais à distância.
Ainda conforme a gestora, os equipamentos adquiridos são mais ‘robustos’ em razão do tratamento de pacientes com covid-19. “Exige ventiladores mais potentes. E já estamos em utilização destes equipamentos”, informou.
Recursos humanos
A direção do HSL mantém processo seletivo para contratação de profissionais na área de enfermagem. Na página do Hospital São Lucas é possível inserir currículos para análise e eventual contratação. Além de garantir equipamentos de ponta, a gestão trabalha para manter quadro de pessoal em condições de fazer o atendimento aos pacientes hospitalizados ou que buscam o HSL em situação de emergência.