A apresentação da Guarda Civil Municipal à sociedade luverdense foi cercada de homenagens. A GCM vive um novo momento, com treinamento dos agentes com vistas ao uso de armamento letal, além de mudanças no estatuto que garantem melhorias na carreira profissional. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (02) no auditório João José Callai, na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde.
Durante a cerimônia, os agentes receberam suas divisas. Em grupos, eles foram chamados à frente e receberam as insígnias de familiares e amigos convidados para a ocasião. Também ocorreram homenagens a várias pessoas. Todas tiveram participação na organização da instituição e nos avanços obtidos ao longo dos últimos anos.
Falando em nome dos agentes, Camila Machado falou que o tempo vivido pela Guarda Civil Municipal tem um significado importante, pois é a concretização de um sonho. “A nossa busca teve início há muito tempo, quando muitos de nós sequer imaginávamos que um dia faríamos parte desta instituição. Esse sonho sobreviveu ao tempo”, pontuou a agente, acrescentando que a cerimônia representava um momento sublime. “Em que o sonho se torna realidade”, assinalou.
O momento vivido pela Guarda Civil Municipal foi lembrado durante pronunciamentos das autoridades. O juiz de direito, Hugo José de Freitas, disse estar honrado em participar da cerimônia que apresentou a evolução da instituição. “Observar o crescimento e desenvolvimento da Guarda Civil Municipal é muito honroso, porque esta instituição é uma instituição de muita glória, muita honra e muito respeito, graças aos homens e mulheres que compõem essa instituição”, ressaltou.
Ao falar em nome da Câmara de Vereadores, o presidente Daltro Figur citou os esforços para preparar e votar as mudanças que permitiram a valorização dos integrantes da GCM. O vereador citou que o estatuto e outros projetos que permitiram mudanças profundas na instituição foram bastante discutidos. “Participamos, como vereadores, de inúmeras discussões. Tivemos muita seriedade, quando nós sentamos pra discutir esses projetos”, declarou Figur.
Treinamento
Além das mudanças no estatuto, o novo momento da GCM foi marcado pela qualificação dos integrantes com vistas à preparação para o uso de armas letais. Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha, todo esforço para melhorar a prestação de serviços à comunidade luverdense. “São muitas pessoas responsáveis pela realização desse sonho, mas graças ao prefeito Miguel Vaz se tornou realidade. Temos agora, uma guarda preparada para a sociedade e com certeza isso refletirá na segurança dos luverdenses”, disse.
O treinamento e capacitação dos agentes aconteceram em Cotia (SP) cidade referência quando o assunto é qualificação de agentes de segurança. “Nós somos gratos ao que aprendemos em Cotia. Foram tantos aprendizados que se tornaram necessários para o bom desenvolvimento da nossa Guarda que agora se tornará armada. Temos muito trabalho pela frente e o nosso maior objetivo é continuar oferecendo segurança de qualidade para a sociedade, bem como para os nossos profissionais”, comentou o comandante da Guarda Civil de Lucas do Rio Verde, J. Lima.
Investimentos
Ao comentar sobre a apresentação da GCM, o prefeito Miguel Vaz fez um relato dos investimentos que estão sendo feitos em tecnologia e segurança. Ele destacou que estão sendo investidos aproximadamente R$ 8 milhões em fibra ótica. A medida busca interligar todo o município e permitir o cercamento digital. Ao todo, são cerca de 90 km de fibra ótica.
O cercamento digital possibilitará a instalação de 128 câmeras de alta tecnologia pelo município. Uma parceria com o Estado permitirá a instalação de mais 272 câmeras.
O prefeito afirmou ainda que existem outros investimentos na área de segurança que têm o objetivo de ampliar ainda mais o atendimento à sociedade.
Contudo, o ponto alto da noite foi mesmo a apresentação da GCM. “Hoje, apresentamos para a sociedade a nossa Guarda Civil Municipal totalmente reestruturada, com novo estatuto, plano de carreira, dentre outras mudanças necessárias para os nossos profissionais. Nossa Guarda está preparada para as novas missões e contribuirá de forma significativa com a segurança do nosso município”, finalizou.