Inicia hoje (09), em Cotia-SP, a capacitação de agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde para uso de armas de fogo. O grupo, de 19 agentes, seguiu para São Paulo na manhã de sexta-feira (06). A capacitação será realizada até o início de junho quando outro grupo de agentes passará pela mesma capacitação.
Antes de seguir viagem, o coordenador da GCM, tenente J. Lima, explicou a CenárioMT que a capacitação é a última etapa do curso de formação dos agentes. “Eles receberão toda a formação adequada para os trabalhos de rua, uso de armas, para se adequar. Ou seja, o curso completo que a Guarda Civil irá receber pela Guarda Civil da cidade de Cotia”, ressaltou.
Lima explica que a segunda turma seguirá para Cotia tão logo a primeira retorne, nos primeiros dias de junho. Com isso, ele acredita que até o final de julho todos os agentes passarão pela capacitação. “A partir de agosto, todos estão preparados para ir às ruas trabalhar com uso de armas”, informou.
Uso de armas
O coordenador da GCM disse que os agentes continuarão desempenhando suas funções e que o uso de arma tem como objetivo dar segurança aos guardas que atuam sem o aparato de segurança. Atualmente eles usam armas de choque.
“Não queremos ser polícia, queremos continuar sendo Guarda Civil Municipal, fazer o trabalho inerente e compete à GCM cumprir, focando sempre na prevenção e a filosofia de polícia comunitária. Esse é o nosso trabalho e nosso objetivo. É isso que a sociedade pode esperar da GCM daqui pra frente”, ressalta.