Criada em 06 de outubro de 1999, por meio da Lei nº 689/99, a Guarda Municipal (GM) completa 22 anos de atuação em Lucas do Rio Verde, nesta quarta-feira (06). Para celebrar a data, os agentes receberam na sede da instituição o prefeito Miguel Vaz e comitiva para um café da manhã especial.
A partir da sua criação, a GM atuava apenas na fiscalização de trânsito. Ao longo dos anos, a instituição passou por adaptações e assumiu mais responsabilidades.
Atualmente, segundo a Lei nº 2.713/17, a Guarda atua na proteção do patrimônio, bens, serviços, logradouros públicos, instalações públicas e o meio ambiente, além das atribuições legais relativas à fiscalização de trânsito e transporte, sempre em conformidade com a legislação em vigor.
Com 17 anos na instituição, o GM Braga destaca que atuar na Guarda é a realização de um sonho para ele. “É muito gratificante poder ajudar a melhorar o trânsito da nossa cidade, resguardar a vida de outras pessoas e trabalhar na educação no trânsito. Tudo isso é muito satisfatório”.
Outro trabalho desempenhado pela Guarda é o de educação no trânsito, especialmente com as crianças, no intuito de preparar melhores condutores para o futuro.
Recentemente, a GM esteve no Centro de Educação Infantil Girassol, onde puderam tratar com os alunos a importância de um trânsito consciente. A maneira pedagógica em que os agentes trataram do tema chamou a atenção da gestora da unidade que registrou na Ouvidoria Municipal elogios à instituição.
“Nós, do CEI Girassol, trabalhamos com as crianças um projeto durante a Semana do Trânsito. Então, achamos importante chamar os guardas para mostrar um pouco a atuação deles e falar sobre essa questão do trânsito consciente. Nós ficamos felizes com o resultado e os alunos também gostaram muito da maneira em que foram trabalhados os temas pelos agentes, em uma linguagem simples e direta. Toda essa questão da farda chama muito a atenção e ver eles ali levou para os alunos uma nova visão sobre a Guarda Municipal”, disse a diretora Maria Aparecida.
Durante visita à sede, na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou os projetos da gestão relacionados à Guarda Municipal. “Estamos evoluindo no processo de criação da guarda armada, o que vai dar mais condições de trabalho para os agentes, e pretendemos melhorar a atual estrutura. Queremos tornar Lucas do Rio Verde a cidade mais segura do estado”.
Além de Miguel Vaz, participaram do café da manhã com a Guarda o vice-prefeito Marcio Pandolfi, secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, secretário de Administração, Alan Togni, supervisor da Guarda, José Carlos Medeiros, e servidores municipais.