Nos próximos meses, a Guarda Civil Municipal vai implantar a Patrulha Escolar para atuar em Lucas do Rio Verde. A medida consta no planejamento da instituição, mas ganhou força nos últimos dias devido a supostas ameaças em escolas.
De acordo com o comandante da GCM, Tenente Jota Lima, a presença dos agentes de segurança nas escolas nos últimos dias, deu uma ideia da importância do Patrulha Escolar. Alunos, pais de alunos e profissionais das escolas sentiram o que é contar com essa modalidade de atuação. “Ficamos dentro das escolas, literalmente”.
A GCM vai atuar nos mesmos moldes do Patrulha Maria da Penha, com veículo e equipes específicas para atender de forma preventiva a comunidade. “Vamos ter uma equipe de forma integral nas escolas da rede de ensino do município”, adiantou.
Boletim online
Outra novidade relacionada à Guarda Civil Municipal é a inserção dos boletins registrados pela instituição no Serviço de Registro de Ocorrência Policial, que é utilizado pelas Polícias Civil e Militar. Antes, a GCM elaborava os boletins, registrava num sistema próprio e depois migrava os dados para o SROP. Agora, os dados serão digitados diretos no sistema compartilhado com PC e PM. “Vai ficar bem mais prático pra gente”, observou Jota Lima.
A partir de agora, com a integração ao SROP, durante as abordagens da GCM será possível confirmar o histórico policial pessoal dos indivíduos. “Se ele tiver passagem ou mandado de prisão em aberto, será acusado de imediato e ele receberá voz de prisão naquela situação”, explicou.