A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde-MT fez balanço positivo dos primeiros sete dias em que está acontecendo à campanha de vacinação contra a gripe – a Influenza.
De acordo com informações da Supervisora da Vigilância em Saúde, Kelly Paludo, até o momento foi atingido 26% (3.050) do público alvo da campanha. A meta é imunizar 11.600 pessoas, que se enquadram nos grupos de risco, de acordo com o Ministério da Saúde.
Paludo descartou a possibilidade da falta de vacinas nas unidades de saúde, mesmo que o município esteja recebendo lotes com as doses da vacina de forma fracionada.
“Reforço que a época de abril e maio são meses propícios para o contágio pelo vírus influenza. Então os grupos de risco, público-alvo da campanha, precisam procurar as unidades de saúde para fazer a vacinação”, disse.
Em 2018 houve quatro registros de paciente com quadro clínicos característicos da influenza, sendo que dois foram confirmados positivos para a doença. Um caso evoluiu para óbito e outro caso está sob investigação.
A vacina está disponível para o público-alvo da campanha de vacinação, que são gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos acima de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, portadores de HIV, entre outras), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
“A vacina é importante, eficaz contra quatro tipos de vírus, é uma vacina trivalente, para justamente combater os três tipos de vírus que mais causam agravamento dos quadros clínicos do paciente, e consequentemente possíveis óbitos. Então a vacina protege contra a influenza B, H1N1 e H3N2. Dificilmente quem vacinou, vá desenvolver um desses três tipos de vírus. Ela pode ter uma gripe pelo vírus sazonal que não é combatido pela vacina, que é uma gripe não complicada” reforçou Paludo.
A vacinação segue até o dia 31 de maio, onde as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde.
No sábado, dia 04 de maio, será feito o dia ‘D’ vacinação, todas as unidades de saúde estarão abertas das 07h as 17h.
“Quem não puder ir vacinar durante a semana por conta do trabalho, então a gente disponibiliza esse dia né, no sábado o dia todo, para poder facilitar o acesso a essa campanha”, comentou o Secretario Municipal de Saúde, Rafael Bespalez.